Adusb promove mesa redonda abordando o racismo no Brasil

Novembro é o mês da Consciência Negra. Para buscar formas de combater o racismo e levantar a bandeira da luta por uma sociedade livre de todas as formas de opressão, acontece no dia 28 de novembro às 17h30, no Auditório da Adusb – Campus Vitória da Conquista, a Mesa Redonda “O racismo no Brasil e as políticas de reparação e promoção da igualdade racial na atual conjuntura". A atividade é organizada pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e o Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais (GTPE). A atividade contará com a participação de Ari Fernandes e Tânia Torreão.

Ari Fernandes é pedagogo da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Suas pesquisas são voltadas para políticas públicas e gestão em educação para a democratização do acesso e permanência no ensino superior.

Tânia Torreão é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante do GTPCEGDS da Adusb. É doutora em memória: linguagem e sociedade, mestre em geografia pela UESB. Atua na área da educação no campo, precarização do trabalho e formação de professores.

Na oportunidade, acontecerá o lançamento da “Cartilha de Combate ao Racismo”, produzida pelo ANDES-SN, que visa ampliar o debate e o enfrentamento ao racismo estrutural na sociedade e nos espaços de aprendizagem. O material aborda temas como a construção do racismo na sociedade brasileira, a centralidade do feminismo negro na luta antirracista, a lei de cotas e as comissões de heteroidentificação.

História

A reivindicação de Zumbi como símbolo de luta e resistência dos escravos negros no Brasil começou na década de 1970. O Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, realizou um congresso em 1978, elegendo a figura de Zumbi dos Palmares como ícone da resistência à escravidão e contra o racismo. Porém, foram necessários muitos anos para avançar nessa discussão: mais precisamente na data 10 de novembro de 2011, com o lançamento da lei nº 12.529, o 20 de novembro foi instituído oficialmente como o Dia Nacional da Consciência Negra.

O Quilombo de Palmares foi formado em meados de 1595 por escravos fugitivos das lavouras de cana-de-açúcar na antiga Capitania de Pernambuco e atualmente faz parte do município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. A data tem ligação direta com o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morto no dia 20 de novembro de 1695, assassinado por um grupo de bandeirantes.

Grupos de Trabalho

Os GTs buscam criar discussões a partir do conhecimento sistematizado, após analisar as particularidades dos assuntos e sempre respeitando a diversidade e a dinamicidade. Sempre criam reflexões sobre novas formas e conceitos da cultura inclusiva, discutindo os vários saberes que existem entre universidade e sociedade.

O GTPCEGDS, em linhas gerais, concentra suas atividades acerca do feminismo, racismo, machismo e lgbtfobia – no âmbito acadêmico e também sindical, sempre numa perspectiva classista. Cria discussões sobre a opressão e a violência contra as populações negras, quilombolas e indígenas.

O GTPE tem como intuito promover debates qualificados no campo da política educacional, aproximando a pesquisa de diferentes instituições e produzindo conhecimentos para que se crie uma maior compreensão crítica da realidade educacional.

Mesa Redonda

O racismo no Brasil e as políticas de reparação e promoção da igualdade racial na atual conjuntura

Local: Auditório da ADUSB - Vitória da Conquista

Data: 28 de novembro de 2019

Horário: 17h30

Palestrantes: Ari Fernandes e Tânia Torreão.