NOTA DA DIRETORIA DA ADUSB SOBRE O REAJUSTE DA UNIMED

A diretoria da Adusb comunica aos/às usuários/as do plano de saúde Unimed que, após negociação iniciada em dezembro/2020, o índice de reajuste anual de 2021 será de 6,5%, retroativo à fatura de janeiro/2021.

A diretoria esclarece que o reajuste será aplicado a partir do contracheque de março/2021, relativo à fatura de abril/2021. Os valores retroativos correspondentes às faturas de janeiro, fevereiro e março de 2021 serão parcelados em 6 vezes e também serão cobrados a partir do contracheque de março/2021.

A negociação seguiu o encaminhamento aprovado na assembleia realizada no dia 22/12/2020 (veja aqui), que considerou abusivo e recusou o índice inicial apresentado pela Unimed de 20,93%. A assembleia também autorizou a diretoria a negociar com a Unimed a redução do índice.

Durante a negociação a diretoria voltou a cobrar da Unimed uma resolução definitiva para as dificuldades de atendimento em Jequié e Itapetinga. A Unimed informou que planeja construir um núcleo próprio de atendimento em Jequié. A diretoria da Adusb cobrou também que, enquanto esse núcleo não se concretiza, os canais de atendimento do plano ofereçam de imediato aos/às usuários/as do plano em Jequié e Itapetinga a opção de deslocamento para atendimento em Vitória da Conquista, inclusive em casos de emergência. A própria Unimed reconheceu os problemas na rede de atendimento em Jequié.

Também foi acordado com a Unimed uma agenda de reuniões e atividades com os/as usuários/as do plano nas três cidades e a equipe da Unimed, para fins de esclarecimento, acompanhamento e ações de promoção de saúde.

A diretoria lembra também aos/às usuários/as do plano que, dando seguimento a uma deliberação da ANS do ano passado (veja aqui), estão sendo cobrados os valores relativos à recomposição dos reajustes anual e de faixa etária do ano de 2020 que foram suspensos nas faturas de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Finalmente, é essencial para a manutenção do plano que as/os professores/as fiquem atentos/as aos valores corrigidos das suplementações e façam os pagamentos dentro do prazo, lembrando que os pagamentos são antecipados e devidos sempre até o último dia útil do mês anterior à competência da fatura. A diretoria conta com a atenção e compromisso de todas e todos para os valores e prazos que serão informados pelas secretarias e se coloca à disposição para esclarecimentos e dúvidas por meio dos e-mails:

 

adusbit@gmail.com (Itapetinga),

adusbjq@gmail.com (Jequié) e

adusbsecretaria@gmail.com (Vitória da Conquista).

 

04 de fevereiro de 2021

Diretoria da Adusb


Saiba mais sobre os canais de atendimento da Unimed aqui.