NOTA DA DIRETORIA EM RELAÇÃO AOS ATAQUES SOFRIDOS PELA PROFESSORA ADRIANA ABREU

A defesa da vida é um princípio fundamental dos docentes filiados à ADUSB. Em nenhuma hipótese ou sob qualquer perspectiva seremos coniventes com discursos e práticas genocidas de qualquer setor da sociedade.  

Atualmente, a humanidade vive um dos momentos mais difíceis de sua história, com a morte de milhões de pessoas em todo o mundo em razão da pandemia causada pela Covid-19. Nesse contexto, discursos negacionistas devem ser combatidos pela classe trabalhadora. 

A Diretoria da ADUSB vem a público afirmar que não coaduna com os recentes ataques, na internet e demais meios de comunicação, direcionados à professora Adriana Abreu, docente do Departamento de Ciências Humanas e Letras da UESB, campus Jequié. 

A ofensiva contra a docente é protagonizada por pessoas com posições políticas já rechaçadas pela categoria docente da UESB. Amparadas na lógica negacionista e ultra reacionária, este grupo ataca e difama os servidores públicos, a exemplo da defesa da Reforma Administrativa, que pretende acabar com o serviço público de qualidade em nosso país, e da retomada das aulas presenciais num contexto de intensificação da disseminação do vírus, sem a devida imunização, colocando em risco não apenas a comunidade escolar/acadêmica, mas toda a sociedade. 

Em sinal de solidariedade, a diretoria da ADUSB realizou uma reunião com a professora Adriana e, junto com a assessoria jurídica, discutiu as tratativas legais para superar esta fase de retaliações e ataques à sua pessoa. Ainda que a docente tenha optado posteriormente por constituir advogado próprio, a diretoria da ADUSB mantém-se atenta a possíveis desdobramentos.

Escolas fechadas, vidas preservadas!

Retorno presencial, só após a vacinação para todas e todos!

 DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – ADUSB