Fórum de Mulheres organiza pit stops nesta segunda-feira (8) em Vitória da Conquista

A Marcha de Mulheres, realizada anualmente em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, acontecerá em um novo formato para evitar aglomeração. Pit stops serão realizados em diversos pontos da cidade de Vitória da Conquista para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. Os materiais serão doados para mulheres em vulnerabilidade social. A Adusb constrói a atividade em conjunto com o Fórum de Mulheres e a diretoria será responsável pelo pit stop do cruzamento da Av. Olívia Flores com a Av. Rosa Cruz, das 11h às 13h.

O tema deste ano é “Mulheres na Luta pela Vida”, uma crítica à política genocida do governo federal durante a pandemia. Sindicatos, coletivos e ONG’s que participam do Fórum de Mulheres reivindicam vacinação para toda população, retorno imediato do auxílio emergencial de R$ 600, além do impeachment do presidente Bolsonaro. A Adusb também luta contra a aprovação da Reforma Administrativa. O projeto tramita no Congresso Nacional e poderá trazer graves prejuízos aos servidores e serviços públicos, um grave ataque às mulheres de todo país.

Nesta edição, o Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista se incorpora a outras 80 entidades que assinam manifesto pela implementação de pautas feministas. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinação para todas e todos, revogação da Lei do Teto de Gastos (EC 95), legalização do aborto, auxílio emergencial até o fim da pandemia, fim do machismo, racismo, LGBTfobia e todas as formas de violência, são algumas das reivindicações. A Adusb, o ANDES-SN e a CSP-Conlutas também assinam o documento.

Leia o manifesto.

Na pauta local, a Marcha de Mulheres luta pela criação e implementação de um Programa Municipal de fomento à profissionalização da mulher e sua inserção no mercado de trabalho; Funcionamento 24 horas da DEAM e qualificação/ampliação do quadro de profissionais da Delegacia para o acolhimento e acompanhamento das vítimas, com melhoria urgente dos serviços prestados; Efetiva implantação da “Parada Segura”, garantia do sistema de Integração do transporte público e campanha contra a importunação sexual nesses espaços; Implementação e financiamento do Programa Municipal Integral de Saúde da Mulher e do Programa Municipal Integral de Saúde da Mulher Negra; Implantação de um Sistema equitativo de distribuição de água na zona rural, com abastecimento de água potável em todas as residências, em quantidade suficiente para garantir a manutenção das famílias com dignidade e padrão de saúde; dentre outros pontos.

Conheça as pautas locais na íntegra.

Pit Stops

Interessadas e interessados em doar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal podem fazer as entregas das 11h às 13h na praça no cruzamento da Av. Rosacruz com a Olívia Flores, ou nos outros pontos, Monumento ao Índio, Seminário de Fátima (Av. Brumado), Av. Bartolomeu de Gusmão (altura da Ortomed), e os cruzamentos da Av. LEM com a Juraci Magalhães, Av. Paraná com a Frei Benjamin e Av. Régis Pacheco com a Av. Integração.

Saiba mais sobre a atividade.