Servidores públicos constroem Dia Nacional de Luta nesta quarta-feira (24)

Atualizada em 24 de março de 2021 às 11:38

24 de março é Dia Nacional de Luta, Mobilizações, Paralisação e Greve do Funcionalismo Público. Centrais sindicais, servidores públicos e movimentos sociais estarão mobilizados contra a política genocida, negacionista e obscurantista do governo Bolsonaro e seus aliados, responsável por quase 300 mil mortes durante a pandemia. Atos públicos (onde for possível e de acordo com as normas de segurança), mobilizações presenciais e virtuais serão realizadas em todo país. A Adusb convida a categoria docente a participar da vigília virtual. Confira a programação no final do matéria.

Uma das pautas centrais do Dia Nacional de Luta é o combate à Reforma Administrativa. O projeto que tramita no Congresso Nacional permite contratações sem a realização de concursos, facilitando esquemas de corrupção, como as rachadinhas, dentre outros ataques. Sem estabilidade no emprego, servidores públicos poderão ser coagidos, o que pode dificultar a realização de atividades ou divulgação de informações de interesse público, mas que contrariam os desejos dos governos.

A pandemia mostrou mais do que nunca a importância do SUS e dos serviços públicos, motivo pelo qual, mesmo nesse contexto terrível da pandemia da COVID-19, é importante lutarmos contra as medidas de desmonte desses serviços, como é o caso da Reforma Administrativa. Lamentavelmente, o governo Bolsonaro, com o apoio do Congresso, se aproveita para aprovar medidas como a PEC Emergencial (PEC 186/2019 ou EC 109/2021), que além de reduzir o auxílio emergencial, promove um ataque aos servidores públicos.

Para controlar o avanço da pandemia no Brasil, as entidades que constroem a mobilização defendem que o governo coloque as vidas da população acima dos interesses do lucro, com um lockdown nacional de 30 dias. A medida deve ser acompanhada por um auxílio emergencial que atenda a um público mais amplo e com valor que assegure condições dignas de vida. A vacinação deve ser prioridade, gratuita e garantida a todas e todos com urgência.

“O grave estágio da pandemia em nosso Estado impede a realização de atividades presenciais durante o Dia Nacional de Luta, mas Adusb estará mobilizada nas redes sociais denunciando a política genocida do governo Bolsonaro, que deve sim ser responsabilizado pelo caos instalado em nosso país. Outra pauta fundamental para nós, servidores públicos, neste Dia de Luta é o fim da Reforma Administrativa. Desde o ano passado a Adusb está com campanha nas ruas contra esse projeto. Colocamos outdoors, spots em rádios e carros de som em Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga mostrando para população os enormes ataques da Reforma Administrativa. Continuamos atentos e em luta!”, ressalta Soraya Adorno, presidente da Adusb.

PROGRAMAÇÃO

9h - tuitaço FONACATE - #ServicoPublicoEDoPovo

10h - Ato simbólico do FONASEFE: entrega da pauta da campanha salarial, em frente ao Ministério da Economia, Bloco B, em Brasília!

11h - tuitaço Entidades de Educação e parceiros - #ConhecimentoSemCortes

12h às 14h - Tuitaço #ForaBolsonaro #VacinaJá e #DerrubaPEC32

15h às 17h: Live-vigília do ANDES-SN contra a Reforma Administrativa (PEC 32) | Com a presença de professores/as da base que vão falar sobre a defesa dos serviços públicos, vacinação, perseguições do governo às universidades e muito +!

18h - Ato  Político contra a Reforma Administrativa (virtual) da Câmara dos Deputados, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público em parceria com o Fonasefe e contará com a participação de parlamentares, lideranças e representantes de entidades sindicais. 

 

ADUSB com informações do ANDES-SN e FONASEFE