Eleição da Adusb: Material de campanha 22/04/2021

Atendendo à solicitação da Comissão Eleitoral, a Assessoria de Comunicação da Adusb divulga o material da Chapa 1 - Esperançar, Insurgir e Transformar, que concorre à diretoria da Adusb, biênio 2021-2013.

Esperançar, insurgir e transformar

Vivemos uma quadra histórica extremamente difícil para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo. A pandemia da Covid-19 atinge majoritariamente trabalhadoras e trabalhadores, que lutam contra a lógica predatória do capital e de governos negacionistas. A classe trabalhadora, mesmo sem poder ocupar de forma maciça as ruas para as grandes mobilizações, mas obrigada a trabalhar para garantir seu sustento, vem procurando resistir de todas as formas, em defesa da vacinação ampla e imediata, auxílio emergencial digno, garantia do emprego, lockdown e no enfrentamento às contrarreformas, a exemplo da Administrativa (PEC 32) de Bolsonaro, Mourão, Guedes e dos setores reacionários do Congresso.

Na Bahia, Rui Costa se aproveita das Emendas Constitucionais e Leis Complementares (LC 173/20, EC 109/21) para aprofundar seus ataques aos servidores públicos: congelamento de salários, paralisação da contagem do tempo de serviço, suspensão das progressões na carreira, etc. Para os aposentados, os ataques são ainda mais graves. Além do aumento da alíquota na contrarreforma da previdência estadual, houve ainda a redução da base de isenção, o que diminuiu ainda mais as aposentadorias e pensões.

No âmbito das Universidades, as Seções Sindicais do ANDES-SN têm denunciado o avanço dos interesses do capital na implementação do Ensino Remoto, causa da exclusão de discentes, do comprometimento da qualidade do ensino, da precarização do trabalho docente e do adoecimento da categoria.

A ADUSB, seção sindical do ANDES-SN, tem o papel de organizar a categoria docente na defesa do Estatuto do Magistério; na luta por destinação orçamentária condizente com as necessidades acadêmicas e estruturais das UEBA; contra as perdas salariais; em favor da autonomia e democracia no interior da UESB; contra todas as formas de opressão e assédio; e no fortalecimento do Fórum das ADs como espaço de unificação da luta da categoria docente das quatro Universidades Estaduais.

Assim, nós, docentes da UESB, organizadas/os na chapa ESPERANÇAR, INSURGIR E TRANSFORMAR, nos apresentamos para concorrer ao próximo pleito eleitoral da ADUSB, a realizar-se nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2021. Reafirmamos nossa disposição de enfrentar a atual conjuntura, visto que a omissão nesse momento pode significar a perda de conquistas alcançadas com muita luta e sacrifício. Seguiremos resistindo ao uso genocida da pandemia pelo desgoverno Bolsonaro, à “passagem da boiada” de Ricardo Salles e as “granadas” lançadas por Paulo Guedes e Rui Costa no funcionalismo público. Conclamamos as/os filiadas/os a participarem do processo eleitoral e votarem em nossa chapa, cerrando fileiras na defesa de nosso Sindicato, da categoria docente e da Universidade Pública.

Visite nossas redes sociais e conheça nossas propostas.