Fora Bolsonaro: Confira a programação da Adusb neste sábado (29)

O Brasil estará mobilizado neste sábado (29) para dar um basta ao governo genocida. O ato público “Povo na Rua, Fora Bolsonaro” acontece em Itapetinga, com concentração às 8h30, em frente à Maçonaria. Em Vitória da Conquista, a manifestação será fixa na Praça 9 de Novembro a partir das 9h. A Adusb também estará mobilizada em Jequié com doação de 130 cestas básicas, compostas por alimentos orgânicos produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), materiais de limpeza e higiene pessoal. Para as atividades de rua, é recomendado aos participantes distanciamento, uso de máscara PFF2 e álcool gel.

“Amanhã estaremos nas ruas para dar uma resposta aos ataques do governo Bolsonaro-Mourão, que mergulham a população brasileira na pobreza, fome e desemprego. Não podemos aceitar a continuidade desta política negacionista, que já matou mais de 450 mil pessoas durante a pandemia. Sabemos dos riscos em realizar protestos presenciais neste momento, mas é preciso combater este governo de morte. Por isso faremos isso com responsabilidade, inclusive doaremos máscaras e álcool gel durante as manifestações de rua”, conta Alexandre Galvão, presidente da Adusb.

Descontrole da pandemia

Uma terceira onda da pandemia ameaça piorar a situação do sistema de saúde e das mortes por covid-19 no país. No entanto, o governo Bolsonaro segue desde o início da pandemia sem editar qualquer medida nacional de isolamento social. Em maio, o presidente chegou a ameaçar governadores e prefeitos com decreto para impedir medidas de restrição.

A imunização da população segue a passos lentos, pois o governo federal rejeitou 11 ofertas de compras de vacinas em 2020, inclusive três da Pfizer com previsão de entrega de 70 milhões de doses em dezembro do ano passado. A defesa de tratamentos sem comprovação científica, por outro lado, ocorreu com o aval do Ministério da Saúde. Os laboratórios do Exército produziram em alguns meses do ano passado 84 vezes mais cloroquina do que nos últimos três anos, com custo de mais de R$ 1,5 milhão.

Condições de vida pioram para a população

A população é sem dúvidas a mais afetada pela política genocida do governo Bolsonaro-Mourão, que prioriza a manutenção dos lucros em detrimento das vidas dos mais vulneráveis. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil atualmente tem a maior taxa de desocupados da série iniciada pela instituição em 2012. São cerca de 14,8 milhões desempregados no país.

O empobrecimento da população resulta também no aumento da fome. Quase 28% da população, ou seja, 58 milhões de pessoas, enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada, segundo pesquisa do grupo Alimentos pela Justiça. A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional também indica que nos últimos meses do ano passado 19 milhões de pessoas passaram fome. 

O auxílio emergencial é o principal programa para minimizar os efeitos da pandemia para brasileiras e brasileiros em vulnerabilidade social. Em 2021, o governo Bolsonaro reduziu drasticamente a abrangência e o valor do benefício, piorando as condições de vida da parcela mais empobrecida da população.  Portanto, exigir o fim do governo Bolsonaro-Mourão é uma questão de sobrevivência para trabalhadoras e trabalhadores.

 

Com informações do Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista