Sábado (19) é dia ocupar as ruas pelo Fora Bolsonaro

A Adusb participa das manifestações pelo Fora Bolsonaro-Mourão em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista neste sábado (19). As atividades fazem parte das mobilizações que acontecem em todo país convocadas pelas centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais e populares. Confira a programação da sua cidade e se organize para participar!

O ato público em Itapetinga terá concentração em frente ao Moacir Moura, às 8h30. A manifestação em Jequié ocorre às 9h, na Praça Ruy Barbosa, e em Vitória da Conquista, na Praça 9 de Novembro, às 8h30.

Os protestos denunciam a ingerência do governo no controle da pandemia, atraso na vacinação, recorde de desemprego, inexistência de medidas federais de isolamento social, corte na educação e falta de políticas públicas que de fato atendam às necessidades da população em vulnerabilidade social. 

A pandemia segue descontrolada no Brasil e já vitimou quase 490 mil pessoas. O sistema de saúde permanece pressionado e especialistas temem o colapso, diante da possibilidade do início de uma terceira onda da pandemia ainda em junho. Apesar dos riscos na realização de atos presenciais, as organizações que constroem o 19J entendem que é preciso dar uma resposta contundente ao governo genocida, responsável pelo grave momento vivido pelo país.

Entre as pautas da manifestação deste sábado (19) estão a vacinação de todas e todos, defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), auxílio emergencial de R$ 600, criação de políticas para o combate à fome e ao desemprego e fim dos cortes na educação.

Orientações de segurança 

Manter distanciamento de 2 metros entre manifestantes;

Uso de máscara deve ser obrigatório, de preferência, PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo da máscara de pano. Sempre bem ajustadas no rosto, sem vazamentos;

Não deve haver abraços ou beijos. Evitar compartilhar objetos pessoais, água e alimentos;

Lavar as mãos ou utilizar álcool em gel sempre que for tocar nos olhos, boca, nariz ou na máscara;

Leve máscaras extras para outras pessoas que necessitam;

Não devem participar as pessoas com sintoma suspeito de Covid-19 ou teste positivo, ou ainda que tiveram contato com pessoas com sintomas ou teste positivo.

#19J

Itapetinga | 8:30 | Em frente ao Moacir Moura

Jequié | 9:00 | Praça Ruy Barbosa

Vitória da Conquista | 8:30 | Praça 9 de Novembro

 

Adusb com informações do Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista