Associações Docentes lançam campanha em defesa da ciência e dos(as) professores(as)

O Fórum das ADs lançou, neste mês de agosto, a campanha “Professoras e professores na linha de frente”. Com o tema da defesa da ciência e do trabalho docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), a campanha vem com o objetivo de mostrar para a sociedade baiana o quanto professoras e professores contribuem na busca de soluções e no desenvolvimento de estratégias para minimizar os impactos da pandemia no estado. O projeto foi lançado com um vídeo-manifesto narrado pelo ator baiano João Miguel (assista aqui). Nas primeiras semanas de setembro ocorrerão ações de entrega de brindes para os (as) professores (as) com local, data e horário ainda a ser divulgado em cada Associação Docente.

Apesar da onda de desinformação, universidades e pesquisadores (as) seguem desenvolvendo pesquisas relevantes para o combate à pandemia. Através de cards, outdoors e busdoors, a campanha divulga projetos de pesquisa e extensão das universidades estaduais com ações voltadas diretamente à sociedade civil e aos profissionais da saúde. Relata também diversas iniciativas que mostram o papel determinante das Universidades no apoio ao poder público para o enfrentamento da crise em nível municipal e regional, tanto na colaboração nos gabinetes de crise, quanto na produção de insumos estratégicos. O conteúdo também chama atenção para a necessidade de defender as universidades como um patrimônio importante do povo baiano e a centralidade do trabalho docente nesse bojo. Todas as informações estão condensadas em um site que pode ser acessado através dos endereços www.professorasnalinhadefrente.com.br ou www.professoresnalinhadefrente.com.br


Outdoors e busdoors em várias cidades pela Bahia.

Estudos recentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) revelam que as universidades públicas são responsáveis por mais de 95% da produção científica do país. A campanha está dividida em três fases. Na primeira etapa, o objetivo é ressaltar que a cultura do negacionismo é combatida somente através da ciência e da educação, divulgando projetos de pesquisa e extensão no combate ao coronavírus e seus impactos. Nas etapas seguintes serão desenvolvidas ações específicas de benefício social e relativas à pauta de reivindicações dos (as) professores (as). Confira a pauta de reivindicações 2021.

“Queremos dialogar com toda sociedade baiana sobre o papel do trabalho docente nesse momento. Com todas as dificuldades de falta de incentivo e o limite do regime remoto, as universidades estaduais baianas produzem ensino, ciência e projetos concretos que contribuem para o enfrentamento ao coronavírus na Bahia. E tudo isso só tem sido possível porque nós, professoras e professores, temos trabalhado, e muito, na linha de frente do ensino, da pesquisa e da extensão”, explica Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs.

A proposta é lançada num contexto em que o Fórum das ADs segue tentando dialogar com o governo para reabertura da Mesa de Negociação Permanente, um acordo de greve interrompido de forma unilateral desde 2019. No último dia 19 de agosto, a coordenação do Fórum enviou ofício endereçado às Secretarias de Educação e de Administração solicitando reunião da mesa. Leia o ofício na íntegra. No final do mês de julho, em reunião sobre a reforma da previdência, o subsecretário da Saeb, Adriano Tambone, acenou para o movimento docente que marcaria uma reunião com o novo Secretário da Serin, Luiz Carlos Caetano. As Associações Docentes seguem, até então, na espera da resposta.

Acesse https://professorasnalinhadefrente.com.br ou https://professoresnalinhadefrente.com.br e conheça mais sobre a campanha.

 

Fórum das ADs