NOTA DO FÓRUM DAS ADS SOBRE INTIMIDAÇÃO SOBRE ADUNEB POR SE MANIFESTAR SOLIDÁRIA À COMUNIDADE CIGANA EM VITÓRIA DA CONQUISTA
Vivemos um ressurgimento dos funestos ‘anos do chumbo’ no Brasil. Se não bastasse as mais de 680 mil mortes pela falta de uma política federal de combate à pandemia da Covid 19, agora o monstro de sete cabeças do fascismo chega para amedrontar e intimidar a livre expressão de pensamento e ação de solidariedade ante injustiças. ADUNEB, da mesma forma que as outras ADs: ADUSB, ADUFS e ADUSC manifestaram-se em apoio solidário à comunidade cigana que sofreu, em 06 de agosto passado, um violento ataque da PM de Vitória da Conquista em clara amostra de retaliação pela morte de dois efetivos dessa força em fatos que ainda precisavam de ser esclarecidos.
O Fórum das ADs vem manifestar o seu profundo repúdio para com os atos de violência que a PM da Bahia realiza contra as minorias como o povo negro, pobre e agora, também, a comunidade cigana. Assim, também repudia a violência e os atos de intimidação que atentam contra a liberdade de expressão para com as/os companheiras/os da ADUNEB, que fazem forte o movimento sindical das associações docentes de ensino superior na Bahia.
 
9 de setembro de 2021
Fórum das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia
(ADUFS, ADUNEB, ADUSB, ADUSC)