Rui Costa ataca a autonomia da UESB

O governo Rui Costa, do PT, aprofunda o seu ataque à autonomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ao não aprovar integralmente a solicitação de 14 seleções públicas, provenientes de vagas de concurso público e afastamento de docentes, aprovadas por todas as Secretarias do Governo e com dotação orçamentária comprovada pela Universidade.

Rui Costa vem negando concursos públicos para a UESB desde 2016, aprovados nas instâncias da Universidade em razão de aposentadorias, falecimentos e exonerações - o que representa uma necessidade de 57 concursos - e de novos cursos de graduação e pós-graduação, que resultaram em mais 30 novos pedidos de concursos, somando 87 pedidos, perfeitamente justificáveis. A realização de seleções públicas para atender as vagas de concurso tem sido um artifício do governo para continuar contingenciando o orçamento da Universidade, intensificando a precarização do trabalho docente.

O governo do Estado, em seu projeto de retirada de direitos e sucateamento das Universidades Estaduais Baianas, demonstra mais uma vez seu autoritarismo e total desprezo pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos na UESB. A não aprovação integral da solicitação de seleções deixa evidente seu objetivo de humilhar a Universidade ao impor a distribuição de apenas seis vagas, quantitativo que está longe de resolver o problema de reposição do quadro docente. Assim, Rui Costa impõe a interrupção de disciplinas, atividades de pesquisa, de extensão, entre outras, pela absoluta falta de docentes para realizá-las.

Este recente ataque do governo Rui Costa não está fora do contexto das várias medidas de desmonte dos serviços públicos, como a contrarreforma administrativa (PEC 32/2020), a PEC 13/2021 (que acaba com o limite mínimo de investimentos em educação), os vários cortes orçamentários na educação etc. É, portanto, necessário que a categoria continue mobilizada resistindo a todas estas investidas de governos que querem acabar com a educação pública.

A ADUSB continuará defendendo vigorosamente a autonomia universitária da UESB em todos os espaços, principalmente em reuniões com o governo, que segue descumprindo o acordo de greve de reuniões permanentes da mesa de negociação. Assim, conclamamos a comunidade acadêmica a lutar em defesa dos serviços públicos, dos direitos dos/as trabalhadores/as da educação, da autonomia universitária e da educação pública, gratuita, de qualidade, emancipatória, laica e socialmente referenciada.

 

Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, 21/09/2021

DIRETORIA DA ADUSB