Categoria discute posições para o 13º CONAD Extraordinário

O 13º CONAD Extraordinário acontecerá virtualmente nos dias 15 e 16 de outubro com o tema “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. A Assembleia da Adusb desta sexta-feira (8), realizada excepcionalmente em formato virtual, discutiu o caderno de textos e definiu a delegação do evento. A categoria aprovou os posicionamentos que serão defendidos pelos representantes da Adusb.

Como metodologia de discussão, a assembleia aprovou o debate de forma mais ágil a partir dos temas gerais presentes no caderno de textos. 

Foi indicado que os representantes da Adusb votem favoravelmente ao regimento do CONAD na íntegra. Em caso de propostas de modificação no evento, está autorizada a votação dos ajustes.

Congresso do ANDES-SN

A categoria defendeu aprovação dos itens 1,2 e 3 do texto resolução (TR) 8 e pela rejeição dos TRs  9, 10 e item 1 do TR 12.

O entendimento é que o Congresso do ANDES-SN deve ser realizado prioritariamente de forma presencial, levando em conta as especificidades do desenrolar da pandemia visando sempre a garantia das condições de biossegurança. O Congresso pode ser alterado para modalidade virtual, caso seja avaliado que até março não existam condições adequadas.

Foi rejeitada a possibilidade de realização do evento na cidade de Porto Alegre, cidade escolhida para sediar o evento durante o último Congresso do ANDES-SN. Devido à pandemia, Brasília detém as melhores condições, pois é a cidade sede do ANDES-SN, o que facilitaria a infraestrutura e pessoal, além de estar localizada no centro do país, reduzindo o tempo de deslocamento das delegações. A assembleia também aprovou a proposta de realização do próximo congresso presencial do ANDES-SN na cidade de Porto Alegre, desde que asseguradas as condições sanitárias necessárias.

No que se refere às condições sanitárias para o Congresso do ANDES-SN, foi aprovado o TR 8 e rejeição do TR 10, por trazer um rígido protocolo de segurança e não limitar a participação de observadores. O texto apresenta parâmetros desde a chegada dos congressistas até a organização dos espaços. Defesa de exigência de testes para covid-19, comprovação de vacinação, além de prever recomendações às delegações no retorno às suas cidades de origem.

No item 1.5 do TR 8, foi indicada a modificação de redação para “Conforme recomendado pela OMS, é terminantemente proibido permanecer ou circular em qualquer espaço do evento sem máscara, que deve estar sempre corretamente ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca; é obrigatório também atender às normas de uso, troca e descarte das máscaras, conforme recomendado para cada modelo de máscara.”

Para tratar das questões ligadas ao processo eleitoral do ANDES-SN, professoras e professores da UESB foram favoráveis à realização de um Congresso Eleitoral específico, a partir de junho de 2023, para discutir as eleições do ANDES-SN.

Além de possibilitar mais tempo para debate da conjuntura, discussões do plano de lutas e questões organizativas durante o Congresso do ANDES-SN, a diretoria do sindicato nacional legitimamente eleita teria seu prazo de mandato respeitado integralmente.

A Adusb foi favorável ao TR 11 que defende o convite à Central de Trabalhadores de Cuba para participar como convidada do Congresso Nacional do ANDES-SN, com alteração na redação para limitar a delegação até duas pessoas, tendo em vista os custos e o cenário de pandemia.

Delegação da Adusb

Os professores Alexandre Galvão (delegado), Jânio Diniz (observador e 2º suplente) e Sérgio Barroso (observador e 1º suplente) serão os representes da Adusb durante o 13º CONAD.