Nota do GTC&T sobre corte de 92% de recursos em ciência, tecnologia e inovação

No dia 06 de outubro brasileiros e brasileiras foram surpreendidos com mais um corte esdrúxulo no orçamento destinado a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), desta vez retirando cerca de R$ 690 milhões, ou 92%, do orçamento do CNPq. O corte foi realizado pelo Congresso Nacional ao aprovar o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 16/2021, atendendo solicitação direta do ministro Paulo Guedes.

O corte atual não é o primeiro e o CNPq já trabalha com um dos menores orçamentos das últimas décadas. O GTC&T considera a ação extremamente grave, em especial dentro desse contexto pandêmico em que o país se encontra, considerando a importância das pesquisas fomentadas pelo CNPq e desenvolvidas pelas instituições públicas a serviço da população brasileira.

Fica demonstrado o descaso do governo Bolsonaro com a ciência brasileira e com a soberania do país em desenvolvimento científico e tecnológico. Os negacionistas que ocupam o Congresso e governos federal, estaduais e municipais seguem a toda velocidade no seu propósito de entregar o país aos interesses internacionais, por meio das privatizações e do sucateamento dos serviços públicos nas áreas da saúde, da educação, da pesquisa, entregando o que é nosso, o que é do povo.

É preciso dar um basta nos ataques de cunho ultra ou neoliberais do governo Bolsonaro, governos estaduais, como o de Rui Costa, e de governos municipais, às políticas públicas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, à educação pública e aos serviços públicos em geral. Precisamos unir forças em defesa das liberdades democráticas, das vidas de brasileiros e brasileiras, dos direitos sociais e trabalhistas, contra os ataques ao meio ambiente, o aumento da miséria, da violência e do negacionismo.

Nessa direção, conclamamos toda a comunidade acadêmica, os demais setores e entidades que representam a comunidade científica e a população brasileira a se unirem a essa luta!

Fora Bolsonaro! Contra a Reforma Administrativa! Em defesa dos Serviços Públicos!

 

Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia da Adusb