Assembleia aprova defesa do ensino presencial com segurança e condições de trabalho na UESB

Na quarta-feira (27), a UESB discutirá sobre a modalidade de ensino a ser adotada para o próximo semestre letivo. Durante a assembleia da Adusb desta sexta-feira (22), professoras e professores debateram a minuta apresentada pela Reitoria da UESB, aprovaram a defesa do retorno presencial com segurança e condições de trabalho, exigência de documentação comprobatória de vacinação, dentre outros encaminhamentos. A categoria também endossou os posicionamentos presentes na nota da diretoria da Adusb sobre o assunto.

Professores e professoras teceram críticas à Reitoria da UESB, que apesar da cobrança da comunidade universitária para construção com antecedência de um plano para o retorno presencial, apresentou uma minuta com previsão de votação sem tempo viável para o amplo debate entre a comunidade universitária.

A creche da UESB também foi lembrada pela categoria como um importante fator para assegurar condições de trabalho. No entanto, a proposta da Reitoria não menciona o que acontecerá com o funcionamento, nem cita alternativas.

Ensino presencial com segurança e condições de trabalho

Na terça-feira (19), a diretoria da Adusb publicou uma nota em que ressalta o ensino remoto emergencial como “uma condição transitória imposta pela pandemia, mas não pode ser aceito como algo permanente em virtude de suas limitações intrínsecas”. Apresentou ainda apreensão com “o excessivo desgaste psíquico dos/as docentes, em decorrência da possibilidade de lidar com o ensino híbrido”.

Confira a nota da diretoria.

O documento também manifesta preocupações em relação às condições de biossegurança para que a comunidade acadêmica tenha a saúde assegurada. Aponta ainda o “Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”, elaborado pelo ANDES-SN, como parâmetro para estabelecer diretrizes a serem adotadas na UESB para um retorno presencial seguro. Além disso, reivindica que a manutenção ou não das atividades presenciais seja constantemente atrelada à avaliação do contexto epidemiológico dos Municípios e do Estado.

Leia na íntegra o Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação.

Após amplo debate, a categoria endossou os posicionamentos previstos na nota da diretoria da Adusb e discutiu detalhamento de propostas.

Vacinação e outros desdobramentos

Como parte das medidas para garantir segurança, a assembleia defende que toda a comunidade acadêmica deve estar devidamente vacinada, com apresentação de documentação comprobatória para o retorno presencial.

Deve ser assegurado aos integrantes da comunidade acadêmica que, mesmo vacinados, possuam comorbidades que impliquem em restrições para atividade presencial, o desenvolvimento de suas atividades na modalidade remota.

Foi elencada ainda a importância da Reitoria da UESB definir uma data para apresentação de um plano de biossegurança e os critérios epidemiológicos a serem adotados pela instituição.

Próximas ações

Para acolher professoras e professores no retorno presencial, a Adusb promoverá atividades nos três campi, como rodas de conversa. Também será feito debate sobre fake news e ciência. Uma nova assembleia da categoria ocorrerá após a reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB, com data a ser definida posteriormente.