Live de Fim de Ano com artistas

As diretorias da ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC convidam a todas e todos para a Live de Fim de Ano, evento articulado à campanha Professores e Professoras na Linha de Frente, promovida pelo Fórum das ADs. A live, que contará com a participação de alguns artistas, acontecerá na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo Youtube da campanha (professorasnalinhadefrente.com.br/youtube). Será um momento de confraternização e reflexão sobre o tempo presente e os desafios postos às Universidades Estaduais da Bahia.

Durante a atividade, haverá apresentações musicais de Gabriel Póvoas – músico e compositor que tem se dedicado a canções que falam sobre as lutas do povo brasileiro – e da dupla de cantora e poetiza Dayane Sampaio e Nívea Vasconcellos, que fará performance  com músicas de repertório popularizado. O comediante e roteirista Ivan dos Santos comandará a live.

A campanha Professores e Professoras na Linha de Frente atuou durante o ano de 2021, com ações que visaram destacar a importância das atividades de ensino, pesquisa e extensão do corpo docente das Universidades Estaduais da Bahia no período de pandemia. Em 2022, a campanha terá continuidade, na sua fase de denúncia de ataques aos direitos docentes e da situação salarial dessas professoras e professores, que completam 7 anos de perdas salariais, sem nenhum tipo de reajuste de seus proventos.

Saiba mais sobre os artistas:

Gabriel Póvoas 
É compositor e cantor. Já teve suas canções gravadas por nomes como Caetano Veloso, Zélia Duncan e Daniela Mercury e tem parcerias com grandes poetas como Capinam, Salgado Maranhão, Itamar Vieira Júnior, Mia Couto, dentre muitos outros. Foi organizador, em parceria com Flávia Maria, da primeira coletânea contra Bolsonaro: "#EleNao – Poéticas Combativas ao Inominável",  que foi publicada antes do resultado das eleições de 2018. Assinam o prefácio: Boulos, Marcos Rezende, Elisa Lucinda, Leonardo Boff, Leno Sacramento, Valeska Zanello, Chicco Assis, Margareth Menezes, Márcia Tiburi, Isadora Salomão, Zélia Duncan, Paulinho Boca de Cantor, Manno Góes, Coletivo de Cinema pela Democracia, Gil Vicente Tavares, Henrique Vieira, Rone Dum Dum, Malu Verçosa Mercury, Daniela Mercury.


Ivan dos Santos 
É comediante, atuando na cena baiana de Stand Up Comedy desde 2011. Tem participações em projetos e grupos como Vatapá Comedy Club, Bloco de Notas, Sorriso por Sorriso, Brooklyn 1982, Sextou Comédia, Rindo à Beça, Pocando de Rir, entre outros. É fundador dos grupos Preto Básico – ao lado dos humoristas Maurício Ramos, Raoni Beta e Hamilton Jr – e Comédia 3X4, em que atua ao lado de Renata Laurentino e Menahem Hein. É um dos comediantes que se apresentam na The Comedy House, primeiro Comedy Club de Salvador, tanto em noite de personagem com o Vovô Bento e Umberto Umbralino como em shows de Stand-up Comedy. Ainda é escritor, autor do romance “A Lenda do Cangaceiro sem Cabeça” (Editora Uirapuru), que trata do folclore baiano. Ator formado pela SITORNE – Estúdio de Artes Cênicas, participou de várias montagens de espetáculos como "Os 7 gatinhos" e "A vida como ela é". Ivan também é roteirista adjunto da produtora Mestre Chico Produções.  

Dayane Sampaio
É bióloga, professora, cantora, compositora e musicista. Começou a cantar aos 9 anos, a tocar violão e percussão aos 15 e a compor aos 18. Participou de festivais de música de sua cidade natal, Feira de Santana, já tendo alcançado premiação. Fez apresentações em teatros da cidade e também cantou na Micareta de Feira de Santana 2011. Integrou o grupo feminino de forró ArMarias de 2013 a 2018 e faz parte, desde 2013, do grupo literomusical Mousikê, que lançou o álbum “A Vênus de Willendorf” em 2019 (disponível nas plataformas digitais). Desde 2019, se apresenta com voz e violão em bares e restaurantes de Salvador, cidade na qual mora atualmente.

Nívia Maria Vasconcellos
É poeta, contista, letrista e declamadora. Publicou os livros “Invisibilidade”, “Para não suicidar”, “Escondedouro do amor” (Prêmio CDL de Literatura 2008), “A Morte da Amada”, “A paixão dos Suicidas” (Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II/FGM), “Cãibra de Nó” (Prêmio Jorge Portugal - Funceb) e lançou o disco A Vênus de Willendorf. Tem poemas publicados na Coletânea Prêmio Off Flip e nas antologias “Arcos de Mercúrio”, “Sétimo Aeon”, “Cantares de Arrumação”, “Tudo no Mínimo” e “Estranha Beleza”. Atualmente integra o projeto literomusical Mousikê. Além de desempenhar as atividades artísticas, é doutora em Literatura e Cultura pela UFBA e atua como professora.

 

Fórum das ADs