Unimed: Reajuste anual fecha em 6% e será aplicado a partir de março

Após dois meses de árduas negociações com a Unimed, a diretoria da Adusb conseguiu a redução do reajuste anual para 6%. A proposta inicial do plano de saúde era de 10,6%. A aplicação da cobrança será iniciada a partir do contracheque de março. O valor retroativo referente aos meses anteriores ao aumento será diluído nas mensalidades de abril a novembro de 2022. 

Orientações para pagamento

Docentes sem margem completa de consignação em folha devem continuar a efetuar o pagamento do valor complementar na conta da Adusb até o último dia útil de cada mês. A secretaria da Adusb enviará e-mail informando a quantia devida por cada docente a partir do dia 25 de março. O procedimento é o mesmo adotado em anos anteriores. Vale lembrar que a assembleia da Adusb aprovou o cancelamento do plano de saúde de filiadas e filiados inadimplentes. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com as secretarias da Adusb.

Histórico de negociação

Em dezembro do ano passado, a assembleia da Adusb decidiu recusar a proposta inicial feita pela Unimed de 10,6% de reajuste. A diretoria foi incumbida da tarefa de continuar com o processo de negociação junto ao plano de saúde. A pressão da diretoria fez com que a Unimed apresentasse mais duas propostas, sendo a primeira de 8,5% e a segunda de 7%, até o encerramento da negociação em 6%.

“O ideal é que não tivesse reajuste, mas como a Unimed apresentou também dados sobre os custos do nosso plano, o que nós conseguimos foi o menor índice possível, os 6%. Inclusive menor que o reajuste do ano passado, que foi 6,5%. Esse valor foi o melhor que nós conseguimos depois de dois meses de negociação”, avalia Alexandre Galvão, presidente da Adusb. 

O dirigente sindical também ressaltou que durante todo período de discussões com a Unimed, a Adusb permaneceu firme nas cobranças para melhoria na qualidade dos serviços prestados, especialmente em Jequié. Alexandre conta que “a operadora informou que tem tomado providências para tentar melhorar o atendimento aos filiados à Adusb. De qualquer forma, acreditamos que é preciso continuar cobrando melhores condições de assistência da Unimed, pois apesar de ser mais barato do que os planos privados individuais oferecidos no mercado, ainda apresenta problemas aos nossos filiados”