Docentes cobram cumprimento do protocolo de biossegurança da UESB

Em assembleia, realizada nesta quarta-feira (23), professoras e professores da UESB discutiram as condições de biossegurança da UESB após o retorno das atividades presenciais. A categoria se mostrou preocupada com o descumprimento de normas previstas no protocolo da Universidade. Um documento com as principais reivindicações apontadas será entregue à Reitoria da UESB para providências. Ainda na oportunidade, a delegação da Adusb para o 40º Congresso do ANDES-SN foi eleita e os grupos de trabalho recompostos.

O debate acumulado pela categoria

Desde outubro do ano passado, docentes discutem sobre a retomada das atividades presenciais. À época, a categoria defendeu o retorno presencial com garantia das devidas condições de biossegurança. Preocupações com a precarização do trabalho docente no ensino remoto e com a saúde da comunidade acadêmica em um possível retorno presencial já eram apontadas, visto a continuidade da pandemia no país e o surgimento de novas variantes.

Exigência de comprovação de vacina para toda comunidade acadêmica, uso de máscaras, criação de um protocolo de biossegurança institucional, respaldado nos parâmetros do “Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”, elaborado pelo ANDES-SN, foram algumas das reivindicações dos docentes. Além disso, assegurar aos membros da comunidade acadêmica com comorbidades que impeçam o exercício das atividades presenciais, inclusive aos vacinados, a continuidade da modalidade remota.

Confira a nota da diretoria da Adusb.

Cobrança da Adusb

Com a aprovação do retorno presencial nos Conselhos Superiores da UESB, a Adusb permaneceu atenta para que as deliberações da categoria fossem cumpridas. Em 20 de janeiro, a diretoria do sindicato encaminhou e-mail à Reitoria cobrando a apresentação do protocolo de biossegurança, que até aquele momento não fora divulgado. O prazo indicado na resolução CONSEPE 39/2021 para publicação do protocolo sanitário era de 30 dias antes da retomada das atividades. Vale lembrar que as aulas presenciais estavam previstas para iniciarem em 2 de fevereiro e posteriormente foram adiadas para 14 de fevereiro. Em ação conjunta, Adusb e Afus      publicaram nota no dia 11 de fevereiro demonstrando preocupação com a divulgação tardia do protocolo de biossegurança da UESB e a precarização do trabalho. Foi solicitada uma reunião com a Reitoria para discussão da situação, no entanto, até o momento não foi realizada.

Veja o e-mail enviado para a Reitoria.

Próximos passos

Professoras e professores trouxeram relatos de problemas que estão ocorrendo, sendo os mais recorrentes sobre ventilação dos ambientes, distanciamento social e condições adequadas para o uso do ar condicionado. Foi cobrada celeridade na divulgação do parecer da junta médica sobre docentes com comorbidades solicitantes de permanência nas atividades remotas, que seguiram os devidos trâmites burocráticos. A necessidade de avaliação das primeiras semanas de atividades presenciais nos Conselhos Superiores da UESB foi ressaltada pelos presentes. Estas e outras reivindicações apresentadas durante a assembleia serão encaminhadas à Reitoria da UESB para providências. A Adusb também irá se manifestar contra as ações de violência institucional de gênero que estão ocorrendo na UESB.

Biossegurança na Adusb

Para realização da assembleia na modalidade presencial, a Adusb esteve atenta aos protocolos sanitários para impedir a infecção pelo coronavírus. A atividade foi realizada no estacionamento da sede do campus de Vitória da Conquista, assegurando a ventilação do espaço e o distanciamento social. O transporte com veículo próprio para filiadas e filiados dos campi de Jequié e Itapetinga, com posterior reembolso, foi disponibilizado com o objetivo de garantir mais segurança no deslocamento. As sedes nos três campi também foram preparadas com totem de álcool gel, sinalização com protocolo de atendimento, ventilação e desinfecção dos espaços.

40º Congresso do ANDES-SN

O Congresso é o principal evento do ANDES-SN, responsável por aprovar posicionamentos e o plano de lutas do ano. O evento acontecerá presencialmente em Porto Alegre, de 27 de março a 1 de abril. A delegação da Adusb deverá obrigatoriamente realizar teste covid com até três dias de antecedência da viagem. O caderno de textos do congresso será discutido em uma próxima assembleia.

Delegadas/os: Alexandre Galvão, Andrea Gomes, Iracema Lima, Ferdinand Martins, Márcia Lemos, Paulo Cairo, Sílvio Arcanjo, Wesley Amaral

1ª suplente: Aleselma Pereira

2ª suplente: Soraya Adorno

3ª suplente: Andreia Sanches

Observadoras/es: Carmen Carvalho, Jânio Diniz, Ninalva Santos e Sofia Manzano

Recomposição dos GTs

Anualmente, os grupos de trabalho da Adusb são recompostos para execução das atividades durante o ano corrente. Após a manifestação de interesse por parte dos docentes, os GTs ficaram com a seguinte composição:

GT Carreira: Soraya Adorno

GT GTPAUA: Aleselma Pereira e Patrícia Cara

GT PCEGDS: Andrea Sanches, Carmen Carvalho, Caroline Vasconcelos, Patrícia Cara, Sandra Ramos e Sérgio Barroso

GT GTPE: Aleselma Pereira, Iracema Lima, Sérgio Barroso, Suzane Tosta             

GT GTPFS: Alexandre Carvalho, Andréa Gomes, Ferdinand Martins, Sandra Ramos, Sérgio Barroso, Silvio Arcanjo, Suzane Tosta

GT SSAA: Silvio Arcanjo, Soraya Adorno, Ninalva Santos

GT CA: Andrea Sanches, Carmen Carvalho, Aleselma Pereira

GT C&T: Andréa Gomes, Sérgio Barroso, Wesley Amaral

GT Verbas: Iracema Lima, Sérgio Barroso           

GTHM: Soraya Adorno