Assembleia discute Congresso do Andes, Biossegurança e cobra Reitoria

Aconteceu nesta quarta-feira (23), mais uma Assembleia Extraordinária da ADUSB, no campus de Itapetinga, tendo como pontos de pauta a utilização do fundo de mobilização, a recomposição dos GTs, as condições de biossegurança da UESB após o retorno presencial e, por fim, a discussão sobre o Caderno de Textos 40º Congresso do Andes-SN. A Assembleia ocorreu mediante cuidados, como a conservação de ambiente ventilado e higienizado, mesas individuais, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras.

Retomada de negociações com o Governo do Estado

Durante os informes, foi citada a mobilização do Fórum das ADs no dia 16 de março, em Salvador, e a importante reunião com o líder do governo Rosemberg Pinto. Na oportunidade, o Fórum das ADs cobrou do deputado petista a retomada da mesa de negociação, em respeito ao acordo de greve de 2019.

Posteriormente, em reunião interna, o Fórum construiu proposta de calendário de mobilização pela campanha salarial e retomada das negociações. Foi aprovada uma proposta de paralisação no dia 27 de abril, a ser referendada em assembleia futura, e também foram colocadas diretrizes para a construção de várias atividades de mobilização durante todo o período de março e abril deste ano, dentre elas, campanha de mídia, veiculação de notas em jornais impressos, virtuais e televisivos. A indicação de datas para a rodada de assembleias ficou para o período de 11 a 13 de abril.

Leia a matéria sobre as atividades que ocorreram em Salvador:
Fórum das ADS cobra do líder do governo reabertura da mesa de negociação sobre pauta do movimento docente

A Assembleia da Adusb aprovou a utilização do fundo de mobilização no valor total de R$21.989,05 referente aos custos dos atos ocorridos nos dias 28 de outubro de 2021, 09 e 16 de março de 2022, além dos mais recentes em Salvador, junto ao Fórum das ADs, pela campanha salarial, retomada da mesa de negociação e reuniões do Fórum. Convocações essenciais para a manutenção das lutas e que contaram com a participação de filiados e filiadas da base, além de integrantes da Diretoria.

Recomposição de GTs

Em atendimento ao regimento da Adusb, os Grupos de Trabalho passaram por recomposições. O GTPAUA passa a contar com Daniela Alexandrino, o GTPCEGDS recebe Priscila Figueiredo e o GTPFS agora tem Iracema Lima. Aos demais GTs não foram apresentados nomes para sua reestruturação.

Reitoria da UESB não dá retorno sobre reunião acerca da Biossegurança na Universidade

A ADUSB enviou, no dia 23 de fevereiro de 2022, um ofício à Reitoria da UESB sobre os encaminhamentos da assembleia ocorrida na mesma data. O documento expressa claramente a solicitação de uma reunião com a Administração, no intuito de tratar das condições de biossegurança da Universidade após o retorno presencial, porém, até o fechamento desta edição, nenhum retorno foi enviado por parte do gabinete do reitor.

A plenária reforçou a necessidade de cumprimento do protocolo de biossegurança e o desenvolvimento das devidas condições de trabalho para docentes e proteção para toda a comunidade acadêmica. Foi deliberado o envio de um novo documento solicitando reunião junto à administração universitária, incluindo demandas apresentadas na assembleia.

A secretária-geral da Adusb, Sandra Ramos, ressalta a necessidade da Reitoria responder aos ofícios da Adusb e lembra que, desde 2018, a Administração não se apresenta para tratar da pauta interna, que novamente será atualizada. “Reforçamos nosso compromisso com as demandas da categoria e cobramos da administração um espaço para discutirmos estes pontos que tratam dos direitos e melhores condições de trabalho das professoras e dos professores”, finaliza Sandra.

Caderno de Textos do Congresso do Andes-SN foi avaliado na íntegra

O 40º Congresso do ANDES-SN terá início neste domingo (27), em Porto Alegre (RS), com a participação de mais de 600 docentes de Universidades, Institutos Federais e Cefets de todas as regiões do país. Uma delegação da ADUSB participará presencialmente dos debates e das atualizações dos planos de lutas do Sindicato Nacional, além das outras várias demandas.

Nas últimas semanas, a Diretoria tem organizado toda a logística dessa viagem tão importante para os próximos passos de lutas. Para abranger as discussões, docentes presentes conheceram o cronograma e a pauta proposta pela Diretoria do Andes. Na sequência, fazendo parte das atividades em plenária, a Mesa Diretiva sistematizou todos os Textos de Referência (TRs) do Caderno de Textos e apresentou à Assembleia, com espaço para discussão em cada um deles. 

Durante cinco dias, trabalhadoras e trabalhadores da Educação estarão envolvidos em plenárias deliberativas e grupos de discussão sobre temas que abrangem diversos problemas sociais. A luta pela recomposição salarial da categoria nas instituições federais e estaduais, o combate ao desmonte dos serviços públicos e a luta contra os cortes orçamentários na Educação Pública são algumas das temáticas que estarão em pauta no 40º Congresso do ANDES-SN.