Nota de Solidariedade aos/às professores/as de Feira de Santana

A diretoria da ADUSB, seção sindical do ANDES, vem a público manifestar todo apoio à categoria do/as professore/as municipais de Feira de Santana/BA, que, após inúmeras tentativas de diálogo com a prefeitura em busca de fazer cumprir direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho, declararam greve no dia 31/03/2022 (quinta-feira). Em seguida, os docentes ocuparam o prédio da prefeitura, no centro da cidade, para forçar uma negociação, sendo recebidos com total repressão e desrespeito por parte da guarda municipal, que acuaram o/as docentes de forma bastante violenta, com golpes de cassetetes, spray de pimenta e outras práticas.

Em tempo, repudiamos toda a violência praticada pelo governo Colbert Martins (MDB) para com o/as educadores/as do município, trancados na sede da prefeitura, onde seguiram sem água e energia elétrica, além de terem sofrido mais de um episódio de violência e pancadaria por parte da guarda municipal. Repudiamos, também, as prisões e espancamentos
ocorridas no interior da prefeitura, a exemplo da injusta detenção do jovem negro Rafael Moreira. Tal episódio demonstra a total falta de respeito para com a educação pública por parte do prefeito municipal, que se utiliza do uso da força e do dinheiro público para massacrar trabalhadores. 
É inadmissível que, no dia em que lembramos com dor os horrores praticados pela Ditadura Militar, cujo golpe também completou anteontem 58 anos, episódios como esses sejam praticados em plena luz do dia e sob os olhos de toda sociedade feirense e baiana.
Todo apoio às professoras e professores do município de Feira de Santana!
Respeito aos direitos dos profissionais da educação!
Ditadura nunca mais!

Vitória da Conquista/BA, 02 de abril de 2022.

Diretoria da ADUSB