Professores da UESB aprovam fortalecimento da luta pela reposição inflacionária

O arrocho salarial em um cenário de carestia tem indignado professoras e professores da UESB. Para reverter a situação, em assembleia realizada na terça-feira (17), a categoria decidiu por construir mobilização no dia 24 de maio, com atividades culturais e fechamento dos portões da Universidade de 7h às 9h. Uma paralisação foi aprovada para o final do semestre letivo, com data a ser definida pelo Fórum das ADs e ato público em Salvador.

Semana de Luta das IEES e IMES

De 23 a 27 de maio, docentes das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais (IEES e IMES) estarão mobilizados em todo país por melhores condições de trabalho, salário e financiamento.

Na UESB, professoras e professores fecharão os portões da Universidade, no dia 24 de maio, nos três campi, das 7h às 9h. Um palco será montado para realização de show musical, performances artísticas e discussão política sobre o impacto da alta da inflação nos salários e falta investimentos na educação pública. Os acessos aos campi da UESB serão permitidos após o término da mobilização. O diálogo com a comunidade acadêmica antes e durante a atividade acontecerá por panfletagem em salas de aula e carro de som. Uma campanha denunciando o arrocho salarial também ocorrerá nas rádios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista de 23 a 27 de maio.

Paralisação

Durante a última paralisação, realizada em 27 de abril, ao invés de dialogar, o governo Rui Costa publicou uma nota, que busca confundir a população e invalidar as reivindicações da categoria. Fica nítido, portanto, sua indisposição em negociar. A assembleia da Adusb acredita que a posição do governo pode mudar a partir da intensificação da luta, como ocorrido em diversos momentos da história do Movimento Docente.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 prevê o aumento de receita da Bahia em 25% para o ano que vem, um crescimento de mais de R$ 13 bilhões. Há anos o caixa estadual opera em crescimento, enquanto os servidores públicos amargam perdas salariais de quase 50% nos últimos sete anos. A Bahia foi um dos Estados que aplicou o menor reajuste salarial, não alcançando nem mesmo a inflação de 2021. 

A paralisação das atividades foi entendida pela categoria como a melhor chance no momento de pressionar o governo a negociar. A data será definida posteriormente pelo Fórum das ADs, pois será uma ação unificada entre o movimento docente da UESB, UEFS, UESC e UNEB. Um ato público conjunto em Salvador também deve acontecer durante a mobilização, as informações serão divulgadas em breve. Professoras e professores que se inscreverem para participar do ato público em Salvador até o dia 26 de maio terão deslocamento aéreo. Após esse prazo, será viabilizado transporte terrestre. A assembleia autorizou a diretoria da Adusb a utilizar o Fundo de Mobilização para custear as atividades da Semana de Lutas e da paralisação.