65º CONAD fortalece a luta contra o bolsonarismo e em defesa das Universidades Estaduais e Municipais
Foto: Lázaro Mendes - Imprensa ANDES-SN

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Vitória da Conquista, sediou o 65º CONAD do ANDES-SN. O evento organizado pela Adusb, aconteceu de 15 a 17 de julho, com o tema “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas" e participação de 58 seções sindicais de norte a sul do país. Combater o avanço da direita, representada pelo projeto bolsonarista, foi considerado primordial nesta conjuntura de profunda ofensiva à educação pública e aos direitos da classe trabalhadora. A realização do CONAD numa Universidade Estadual também foi avaliada positiva para o fortalecimento do setor no ANDES-SN.

Unidade na luta

Durante a mesa de abertura, a Adusb convidou entidades parceiras que constroem mobilizações conjuntas em Vitória da Conquista, além da reitoria da UESB, que apoiou a realização do CONAD.

A memória de lutadoras e lutadores, como Carlos Marighella e Marielle Franco, foi ressaltada pelo coordenador executivo do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo da Uesb (Afus), Márcio Dias, como ideais que acompanhariam as/os participantes durante todo evento.

A coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes da Uesb (DCE), campus Vitória da Conquista, Larice Ribeiro, fez um chamado à mobilização pelas liberdades democráticas, ameaçadas pelo governo Bolsonaro.

“É inadmissível que o governo do Estado da Bahia continue assalariando os servidores públicos do Estado, sobretudo os professores. É inadmissível que use da truculência para reprimir manifestação de qualquer docente, discente e dos trabalhadores técnicos. Por isso, nós do movimento, que entendemos o papel da Adusb em Vitória da Conquista de enraizamento das lutas neste espaço para organizar os movimentos sociais, nós queremos deixar uma saudação dizendo: o único caminho para nós superarmos essa conjuntura é a organização e a luta”, afirmou Herberson Sonka, representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) durante sua saudação.

Fortalecimento das Universidades Estaduais

O setor das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais (IEES e IMES) tem se fortalecido no ANDES-SN, inclusive com a relevância da luta realizada pelas seções sindicais organizadas no Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Adusb, Adusc, Adufs e Aduneb). A realização do 65º CONAD, sediado pela Uesb e organização da Adusb, materializa este momento do sindicato nacional.

Rivânia Moura, presidente do ANDES-SN, destacou que as “universidades estaduais também têm sofrido fortes ataques de orçamento com a justificativa do ajuste fiscal nos Estados, então estar em uma universidade estadual, poder trazer nossas seções sindicais pra cá, isso também é muito valoroso para nós. Porque a gente sabe a importância que as universidades estaduais assumem também neste contexto”.

Organização do CONAD e 40 anos da Adusb

A realização do CONAD na Uesb foi decidida em 2019, durante o último Congresso Nacional do ANDES-SN antes da pandemia. Com a impossibilidade de realizar eventos presenciais devido à emergência sanitária, o evento foi adiado.

A organização da Adusb na realização do 65º CONAD foi elogiada por participantes. Durante a plenária de encerramento a comissão organizadora local, trabalhadoras e trabalhadores da Adusb, pessoal de apoio da Uesb, monitoras e monitores foram aplaudidos de pé.

O momento também contou com o discurso de agradecimento da secretária geral da Adusb, Sandra Ramos, a toda comissão organizadora, o suporte da diretoria do ANDES-SN, bem como a todas e todos que contribuíram de alguma forma com a realização do CONAD. Foram meses de trabalho para proporcionar toda estrutura e logística necessária à realização dos debates com tranquilidade, que foram encerrados antes do horário previsto, fato pouco comum. A dirigente sindical pontuou que “todas as discussões que foram colocadas aqui foram muito importantes, pois junta-se aos 40 anos da nossa seção sindical. Os debates que foram colocados reafirmam o nosso compromisso como um sindicato classista, que defende os direitos da categoria docente”.