Aprovada paralisação docente de 24 horas na UESB

Professoras e professores da UESB suspenderão suas atividades no dia 15 de setembro. A decisão foi tomada pela assembleia da Adusb, desta sexta-feira (9), para pressionar o governo Rui Costa (PT) a retomar as negociações. Durante a paralisação de 24 horas, também aprovada pelos docentes da UESC, UNEB e UEFS, será realizado ato público em Salvador. Professores, estudantes e técnicos da UESB que desejarem participar devem entrar em contato com as secretarias da Adusb até 13 de setembro às 11h30.

O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) avalia que é necessário realizar uma ação mais contundente para tirar o governo da zona de conforto. O reajuste escalonado pago em janeiro e março, após sete anos de congelamento salarial, está distante de repor as perdas acumuladas no período de quase 50%.

Período eleitoral

Conforme entendimento do jurídico das Associações Docentes e do ANDES-SN, o governo Rui Costa pode fazer pagamento de reajuste da inflação do ano atual e do percentual remanescente de 2021, mesmo às vésperas da eleição. De janeiro a junho de 2022, o IPCA acumulado é de 5,48%. Portanto, o período eleitoral não pode ser utilizado como justificativa para implementar reajuste, muito menos para a recusa em receber o Movimento Docente.

Unidade entre as categorias

A crise orçamentária e a perda da autonomia universitária que atinge a UESB preocupa não apenas professoras e professores. Neste sentido, a diretoria da Adusb realizou reuniões com técnicos e estudantes para fortalecer a luta conjunta em defesa das Universidades Estaduais da Bahia, além das pautas específicas das categorias.

Estudantes denunciam problemas com o programa de permanência estudantil estadual, Mais Futuro, bem como a necessidade da sua reformulação e reestruturação. Entendem ainda que não há recursos suficientes destinados à assistência e permanência estudantil, fator responsável pela evasão, que cresce de forma alarmante na UESB.

Os técnicos-administrativos questionam a não realização de concursos públicos com vagas condizentes com a real demanda da universidade. A falta de servidores gerada por essa situação amplia a carga de trabalho e o adoecimento da categoria.  

Ato público em Salvador

Durante a paralisação, professores, estudantes e técnicos estarão mobilizados em Salvador para realização de ato público. A atividade acontecerá na Secretaria de Educação. Maiores detalhes sobre a manifestação serão divulgados em breve, após realização de reunião do Fórum das ADs ainda nesta sexta-feira (9).

A Adusb garantirá transporte terrestre e alimentação aos participantes da UESB, basta se inscrever nas secretarias do sindicato até o dia 13 de setembro às 11h30.