Continuidade na CSP-Conlutas e pauta de reivindicação docente para 2023 são discutidas em Assembleia Geral

Docentes aprovaram integralmente a pauta de reivindicações para o Governo do Estado da Bahia e reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no ano de 2023. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária da Adusb realizada nesta quinta-feira, 10, na sede do sindicato em Itapetinga.

 

Durante reunião, a diretoria informou sobre a participação do sindicato em ato contra cortes de verbas para Instituições de Ensino Superior com o Fórum Sindical e Popular, ressaltou os avanços na reunião realizada com a Unimed e relembrou da atividade de formação sindical realizada na terça-feira, 8, através do Youtube

 

 

 

Balanço da filiação do Andes-SN à CSP-Conlutas 

 

Este foi o primeiro ponto de discussão da assembleia, no qual professoras e professores presentes decidiram votar pela continuidade da filiação do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) à Central Sindical Popular - Conlutas, em CONAD que acontece ainda neste ano, no Acre. O caderno de textos do 14º CONAD também foi analisado na reunião.

 

“Não é uma permanência acrítica, mas as Associações Docentes têm papel fundamental para a construção da Central Sindical e, também, da unidade da classe trabalhadora, ainda mais na atual conjuntura”, explica Suzane Tosta, vice-presidente da Adusb, sobre a continuidade na CSP-Conlutas.

 

Pauta de reivindicação do Fórum das Associações Docentes 

 

As 10 reivindicações pensadas em reunião do Fórum das Associações Docentes da Bahia foram aprovadas, com algumas ressalvas em relação à redação. Dentre elas, estão: a) reposição de 50% dos salários; visto que a categoria está desde 2015 sem ganhos reais; b) desvinculação de vaga e classe; c) revisão dos adicionais de insalubridade e periculosidade; d) revogação da contrarreforma da previdência; e mais. A pauta final será decidida na próxima reunião do Fórum. 

 

Pauta de reivindicação à reitoria da Uesb

 

Também aprovada pelas professoras e professores, a pauta interna de reivindicação perante a reitoria inclui a instalação de creches e ouvidorias nos campi de Jequié e Itapetinga, a implantação de uma política de contra assédio na instituição, entre outros. Para saber quais são, clique aqui

 

Aporte ao fundo de mobilização e atividades de 40 anos

 

No dia 9 de dezembro deste ano, 2022, a Adusb completa 40 anos. E, para resgatar a memória, vitórias e lutas do sindicato, realizará uma exposição itinerante nos três campi, apresentando à categoria e à comunidade dados coletados através de pesquisa e entrevistas com antigos membros. Por isso, foi solicitado um aporte ao Fundo de Mobilização, visto que o resgate da memória também é uma forma de unir e fortalecer a luta docente. 

 

Além disso, serão realizadas comemorações em cada campus, com o intuito de confraternizar o fim do ano e, também, as quatro décadas de história da Adusb. Dessa forma, as confraternizações acontecerão nas seguintes datas: 

 

26.11 - Campus de Jequié 

03.12 - Campus de Itapetinga 

09.12 - Campus de Vitória da Conquista