Adusb sedia evento de Novembro Negro promovido por sindicatos, movimentos sociais, estudantis e partidos políticos

O mês da consciência negra também é tempo de resgatar a ancestralidade, através da memória e da cultura, e ressaltar a resistência do povo negro. É com esse intuito que os sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e estudantis de Vitória da Conquista e a Uesb realizarão uma atividade na próxima sexta-feira, 25, na sede da Adusb. 

“Ancestralidade: memória e cultura”, esse é o tema do evento que acontece das 14h às 19h, com diversos momentos culturais e discussões acerca do movimento negro. Para abrir o encontro, os tambores do grupo Marujada Mirim irão tocar, em um cortejo que sairá da Biblioteca Central da Uesb até a Adusb. 

Já na sede, acontecerá uma roda de conversa, na qual os presentes compartilharão experiências acerca do racismo e da luta antirracista. Em mais um momento cultural, haverá uma roda de samba e capoeira, e, logo depois, será servido acarajé, o “ofício da baiana”, que é patrimônio cultural imaterial brasileiro, carregado de memória e ancestralidade. 

O evento acontece num momento importante para a luta antirracista no Brasil e a universidade é um espaço fundamental de discussão e formação. Por isso, todas e todos estão convidados para participar e fomentar essas lutas. As entidades que promovem o evento emitirão certificado.