Com auditório lotado, UESB e OAB discutem sobre a Democracia
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento

O evento “Uesb e OAB em defesa da Democracia” aconteceu na noite da última terça-feira, 14, no Auditório do CAP, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e foi organizado em conjunto pela Associação dos Discentes da Uesb (Adusb), Reitoria da Uesb, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Funcionários da Uesb (Afus) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

As entidades também compuseram a mesa e fizeram falas em defesa da democracia. Para o reitor Luiz Otávio Magalhães, “defender a democracia é defender a população quilombola, indígena, as crianças e a educação”. Quanto a isso, o presidente da Adusb, Alexandre Galvão, relembrou da importância da luta docente para que o fascismo fosse derrotado nas urnas, admitindo que a luta continua, visto que as forças antidemocráticas continuam agindo e ainda precisam ser derrubadas.

Durante o evento, foi relembrado o ataque terrorista a Brasília, no dia 8 de janeiro, realizado por fascistas apoiadores do regime autoritarista e discursos de ódio de Jair Bolsonaro. Durante os atos terroristas, os presentes destruíram patrimônio público e ainda pediram intervenção militar, ignorando o resultado das eleições que aconteceram em outubro de 2022.

Parte dos fascistas foram presos e devem ser julgados. Diante disso, a presidenta da OAB-Subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva, ressaltou que isso deve acontecer sem anistia, “porque em 1988 nós fizemos uma anistia ampla e terrível”, se referindo aos crimes realizados durante a Ditadura Militar (1965-1985). “Foi muito grave o que aconteceu no 8 de janeiro”, reiterou a advogada e professora da Uesb.

Representantes dos e das discentes e técnicos, Milene Meira e José Márcio Dias, também estiveram presentes e evidenciaram a luta pela democracia, com uma sociedade justa para todas e todos. Meira elencou a importância da Universidade nessa construção e reforçou a necessidade de compreender e mostrar qual é essa democracia.

O auditório estava cheio de docentes, discentes, técnicos e representantes de movimentos sociais e políticos. Com falas do público, o evento salientou o quanto a discussão é necessária para unir forças e lutar pela defesa da democracia.