FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DOCENTES REÚNE-SE COM FÓRUM DE REITORES

Nesta segunda-feira (27) ocorreu uma reunião entre as diretorias das Associações Docentes, representações do ANDES Sindicato Nacional e reitores das Universidades Estaduais da Bahia. Solicitado pelo Fórum das ADs ainda de dezembro de 2022 (leia mais), o encontro aconteceu na Reitoria da UNEB, em Salvador. Estiveram presentes a atual presidente do Fórum de Reitores e reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori Lima, mais a reitora em exercício da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi. Os reitores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, e da  Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, participaram através de ponto remoto.

Na oportunidade, as lideranças sindicais fizeram uma exposição dos principais itens da pauta do movimento docente que passam pelos eixos que dizem respeito à reposição salarial, defesa dos direitos, financiamento e autonomia da UNEB, UESB, UEFS e UESC. “Nós fizemos uma exposição de tudo que o movimento acumulou em termos de estudos, levantamentos e discussões sobre a carreira docente e o ensino superior no estado da Bahia no sentido de construir pontes. É possível e necessário que haja convergência entre nós na perspectiva de defender as nossas universidades estaduais. Observamos que os reitores se mostraram sensíveis e apresentaram também os itens da pauta deles que em tudo tem a ver com as nossas bandeiras de luta. Esperamos construir um alinhamento sobre as políticas educacionais na Bahia", comentou Alexandre Galvão, presidente da Adusb e coordenador do Fórum das ADs.

Com a pauta formalmente apresentada, ficou encaminhado que as reitorias farão avaliação interna sobre a pauta do movimento docente e voltarão a se reunir para avançar em termos de encaminhamentos concretos. A expectativa dos sindicatos é que seja possível construir documentos e manifestações públicas conjuntas. Uma próxima reunião entre os Fóruns já ficou indicada para o dia 21 de março, às 9h30, presencialmente na reitoria da UNEB, em Salvador. 

 

Foto: Ascom Fórum das ADs

Link da matéria: CLIQUE AQUI