Junto ao Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, Adusb protocola documento solicitando abertura de negociação com o governo estadual

Nesta terça-feira, 28, o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público protocolou um documento relembrando a urgência da instalação de uma Mesa de Negociação Permanente com os servidores públicos estaduais. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) esteve presente nesse esforço conjunto em defesa do serviço público e dos direitos de suas trabalhadoras e trabalhadores.

 

A necessidade de estabelecimento de uma mesa para discutir o funcionalismo estadual ficou ainda mais latente após o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ter autorizado a criação de uma Mesa de Negociação Nacional. Assim, é urgente a abertura da discussão com o governo estadual, principalmente, sobre a recomposição salarial para 2023. 

 

“Este é mais um movimento importante para que se abra a negociação e se possa discutir de fato a recomposição salarial dos servidores públicos, que entram no oitavo ano de um violento arrocho salarial”, comenta Alexandre Galvão, presidente da Adusb.

 

No final de 2022, o Fórum encaminhou uma carta de reivindicações à equipe de transição para o governo Jerônimo Rodrigues. No documento, constavam cinco pontos:

 

  • Reajuste emergencial linear com o índice da inflação acumulada nos sete anos do Governo Rui Costa de 2015 a 2022; 

  • Revogação da Lei 13.471/2015 (minirreforma administrativa que alterou a Lei nº 6.677/94 – Estatuto dos Servidores do Estado da Bahia); 

  • Fortalecimento da Estabilidade do Servidor Público; 

  • Revogação da Lei nº 22.971/2018 (altera a Lei nº 11.357/2009 – que aumenta a alíquota previdenciária dos Servidores Público Baiano de 12% para 14%); 

  • Revogação da Lei nº 24.326/2021 (não privatização da EMBASA).

 

O documento protocolado nesta terça, 28, ainda solicita a ocupação efetiva do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público na mesa de negociação.