GTPCEGDS ADUSB defende uma apuração célere e rigorosa das denúncias de assédio moral no Surte, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas.

O Grupo de Traballho de Políticas de Classe para questões Étnico-raciais  de Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB repudia toda e qualquer atitude de assédio, violência de gênero e opressões. 

Nesse sentido, manifesta a sua preocupação com a possibilidade de não apuração rigorosa  das denúncias de assédio no âmbito do Surte, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas,  trazidas a público pelo SINJORBA (Sindicato dos Jornalistas da Bahia). Considera que tais fatos apontados por aquele órgão, se confirmados, são graves, por terem uma indicação de abuso de poder e das relações de gênero. A gravidade é ainda maior por supostamente ter ocorrido dentro das instâncias da Universidade.  

O GTPCEGDS não compactua com tais práticas, as quais não devem ser toleradas em espaço algum, muito menos nas dependências de uma instituição de ensino superior, um espaço em que se deve garantir e assegurar o respeito à diversidade e deve ser livre de quaisquer formas de assédio.

Sendo assim, reiteramos nossa cobrança de que a UESB estabeleça uma política efetiva de combate a todos os tipos de assédio, assim como de amparo e proteção aos/às denunciantes. Desta forma é necessário que esta denúncia, bem como qualquer outra, seja apurada com rigor e celeridade.  Também pedimos respeito às/os denunciantes, que devem ter seus direitos assegurados/as neste processo.

Salienta-se que é compromisso deste GT a luta contra o assédio institucional  que se traduz pela defesa de pontos importantes da nossa pauta sindical interna. Essa luta vai além das ações e atividades de formação, como as participações em ações conjuntas com coletivos de mulheres e demais entidades. 

Há anos este Grupo luta  para que se elabore uma resolução que defina presença de mulheres nas comissões de sindicância, responsáveis por apurar casos de assédio e/ou violência de gênero na UESB. A falta destes mecanismos institucionais também colaboram para o surgimento e aumento de casos de assédios.

O GTPCEGDS/ADUSB  defende uma apuração rigorosa das denúncias e responsabilização de toda pessoa que pratique qualquer forma de violência de gênero!