Após uma longa negociação, reajuste da Unimed em 2023 é de 7%

Desde janeiro de 2023, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vem negociando com a Unimed do Sudoeste o valor do reajuste para este ano. A proposta final ficou em 7% e o novo valor será pago a partir de abril, retroativo ao mês de janeiro, após uma redução de cerca de 48% do valor estipulado incialmente.

A negociação

De acordo com o Plano de Saúde, deveria ser aplicado um reajuste de 55,21% para equiparar os valores aos parâmetros da instituição. A diretoria da Adusb não aceitou este percentual. A Unimed do Sudoeste abaixou a proposta para 20,21%, novamente refutada pela diretoria e, em seguida, para 11,12%.

Ainda assim, a diretoria do sindicato não aceitou, em vista dos 8 anos sem reajuste salarial e todas as perdas financeiras que a categoria vem enfrentando durante esse tempo. Nesta quarta-feira, 22, depois de outra rodada de negociação, na qual a diretoria continuou apontando a necessidade de baixar o percentual de reajuste, a Unimed cedeu e fechou em 7%.

“Foi uma importante vitória do nosso sindicato, que vem constantemente lutando por melhorias no atendimento da Unimed do Sudoeste. Tudo isso foi levado em conta durante uma negociação que durou quase três meses, chegando aos 7%, o menor valor que conseguimos”, explica Alexandre Galvão, presidente da Adusb.

Como será pago

Docentes que têm o plano passam a pagar os valores reajustados em 7% a partir de abril, com adição dos valores retroativos referentes a janeiro, fevereiro e março, divididos em oito vezes.

 

Acesse o documento referente ao reajuste.