SERIN SE COMPROMETE COM O MOVIMENTO DOCENTE PARA INTERMEDIAR A ABERTURA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO

Nesta terça-feira (21) o Fórum das ADs, junto ao ANDES-SN, participou de uma reunião presencial com o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Luiz Caetano.

O encontro foi intermediado pelo assessor do secretário, Ademar Lopes Fernandes, como resultado das movimentações dos (as) docentes para que a negociação sobre a pauta 2023 seja estabelecida com o novo governo.


Os (as) representantes sindicais fizeram uma apresentação dos principais itens da pauta para Luiz Caetano que, por sua vez, se comprometeu em atuar para que a mesa de negociação seja aberta com a Secretaria de Educação (SEC) e de Administração (SAEB).

"O nosso papel é intermediar o diálogo e conversar com todo mundo. O novo governador não completou nem mesmo 100 dias de gestão e as demandas são muitas. De todo modo, a pauta das universidades é uma pauta importante, que envolve outras secretarias. Então, nós vamos fazer a nossa parte de agendar com a SEC e a SAEB uma data de reunião para instalar mesa de negociação", afirmou o secretário.

A pauta do movimento docente foi construída e aprovada em assembleias da categoria. Desde dezembro de 2022 o Fórum protocolou o documento ainda para a equipe de transição estadual.

Durante o período eleitoral, o Fórum das ADs também apresentou uma carta sobre o pleito do movimento docente para os candidatos a governo, que foi respondida e assinada por Jerônimo Rodrigues, com o comprometimento de dialogar com os setores das universidades, até então na condição de candidato ao Governo da Bahia.

"O diálogo está ocorrendo com vários setores do governo, mas o que precisamos, efetivamente, é que a mesa de negociação com as ADs seja aberta. Estamos com uma categoria muito insatisfeita com a política dos últimos 8 anos para as universidades estaduais e seus professores", explica Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs e presidente da ADUSB.

Uma das urgências é a questão do reajuste salarial. Os 8 anos de arrocho salarial provocaram uma perda no poder de compra em 53,33%, conforme estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estáticas dos Estudos Socioeconômicos (Dieese). Significa dizer que hoje os (as) professores (as) já estão com mais da metade do salário corroído. O Fórum das Associações Docentes (ADs) também realizou um levantamento sobre o salário dos docentes das Universidades Estaduais do Nordeste, mostrando que a Bahia paga um dos três piores salários da região, mesmo sendo um dos Estados mais ricos do Nordeste. O levantamento considerou a condição de um professor auxiliar 40h, em início de carreira, para a metodologia comparativa.

Link da matéria do site do Forum das ADs: https://www.forumdasadsba.org/pagina/noticias_interno/363