Adusb participa de ato pela revogação do Novo Ensino Médio em Conquista

Na tarde desta terça-feira, 28, a Adusb fortaleceu o ato pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) em Vitória da Conquista. O novo modelo causa insatisfação desde a sua aprovação, em 2017, no governo Michel Temer (MDB), devido, dentre outras coisas, ao agravamento das desigualdades educacionais e ao desestímulo a uma formação crítica e cidadã.

A sua implantação em escolas públicas reflete os interesses das classes dominantes, instrumentalizando uma educação para o mercado, a partir da exclusão ou redução da carga horária de disciplinas consideradas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, raciocínio lógico, pensamento crítico e compreensão de diferentes aspectos da realidade. Tal mudança implica diretamente no Ensino Superior, na diversidade de estudantes e, ainda, na pesquisa científica.

Assim, com estudantes do ensino básico e superior, e as diversas entidades presentes na tarde de luta pela revogação do Novo Ensino Médio, foi realizada uma caminhada do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara (Modelo) até o Instituto de Educação Euclides Dantas (Normal). 

Já na Praça Guadalajara – a Praça da Normal – os presentes se reuniram no teatro arena para expor a insatisfação sobre o NEM, com uma aula pública realizada pelo professor Alexandre Galvão, presidente da Adusb, e pela professora do Ensino Médio, Gilvanda Oliveira.