Mais uma vez nas ruas de Conquista, Movimento Estudantil pede a revogação completa do Novo Ensino Médio

Após movimentos sociais pedirem a revogação no Novo Ensino Médio, o Governo Federal anunciou a suspensão, mas sem cogitar a anulação do modelo de ensino. Por isso, estudantes do ensino básico e superior continuam mobilizados e foram às ruas de Vitória da Conquista nesta quarta-feira, 19, reivindicar contra o NEM, com o apoio da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb).

O ato ocorreu em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE), na Praça Tancredo Neves. “Esse ato aconteceu aqui justamente para que o Núcleo veja que existe um Movimento Estudantil em Vitória da Conquista, que está resistindo a essa medida que é antidemocrática”, explica a estudante Jéssica Fontes.

Aprovado em 2017, no governo Michel Temer, o Novo Ensino Médio foi uma medida unilateral instituída em 2022, no governo Jair Bolsonaro. Para o estudante Arthur Santos, “o modelo não traz nenhuma melhoria aos estudantes, inclusive, retira matérias importantes para a formação da consciência ambiental, histórica e política de um estudante”.

Arthur afirma ainda que o caminho seria pressionar o governo para abrir canais de diálogo sobre o ensino médio, além de pautar a escola popular. Por isso, os estudantes secundaristas continuam mobilizados, assim como os do Ensino Superior.

O Movimento tem feito uma sequência de atividades pela revogação do NEM, como aula pública, visita a escolas e rodas de conversa. “O objetivo desse ato é chamar a atenção do NTE, que é o órgão que traça os planos da educação no estado da Bahia e justamente chamar atenção para esse debate, para a gente requerer um posicionamento deles acerca dessa desse Novo Ensino Médio”, afirma a estudante e integrante do Diretório Central dos Estudantes da Uesb (DCE/Uesb), Larice Ribeiro.

 

*Matéria atualizada em 20 de abril de 2023.