NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB) vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento dos discentes Micael Costa Almeida e Maurício Ferraz Soares nos dias 30/04/2023 e 03/05/2023, respectivamente. Em tempo, presta solidariedade às famílias enlutadas nesse momento de profunda dor e tristeza para todos. A comunidade acadêmica está consternada.

Micael Almeida foi mais uma vítima da violência urbana, marcada por profundas desigualdades sociais e desprezo ao humano e à vida. Tinha na UESB seu espaço de trabalho e de estudo, passando boa parte do seu tempo na universidade e deixando uma enorme saudade em todos que compartilharam de sua convivência. Para que sua morte não seja apenas mais uma na triste estatística do massacre urbano, sobretudo de jovens, pedimos a imediata apuração e resolução, por parte das autoridades competentes, para esse crime bárbaro que retirou o jovem de nossa convivência. Por isso, clamamos por Justiça para Micael!

A morte do estudante Maurício Ferraz veio a somar e aprofundar o sentimento de tristeza e pesar em que se encontrava toda a comunidade da UESB, mas, também, demonstra a necessidade de ampliação do suporte psicológico, pedagógico e social para a nossa comunidade acadêmica, de modo a fortalecer os laços de acolhimento e solidariedade tão necessários a uma boa convivência social e a permanência saudável de nossos discentes no espaço acadêmico e fora dele.

A ADUSB, através de seus Grupos de Trabalho, vem constantemente discutindo temáticas relacionadas ao combate à violência urbana, ao adoecimento de servidores - docentes e não docentes -, discentes e terceirizados, às diversas formas de opressão de classe, de gênero, étnico-racial, de orientação sexual, dentre outras. Além disso, a ADUSB tem também chamado atenção para a necessidade de se fortalecer espaços de lutas coletivas e ambientes mais solidários de convivência nos campi da UESB (Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista), pois entendemos que esse fortalecimento é fundamental para que situações tão tristes como a que estamos vivendo não voltem a se repetir.

 

Micael, presente!

Maurício, presente!

Vitória da Conquista/BA, 09 de maio de 202

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA.