Assembleia da Adusb discute atividades de mobilização para os próximos meses e atualiza Grupos de Trabalho

Na tarde desta terça-feira, 6, aconteceu a Assembleia Extraordinária da Adusb, na sede do sindicato, em Itapetinga. Durante o encontro, foram discutidas atividades de mobilização da categoria em conjunto com outras associações estaduais e, também, com o Fórum Ampliado dos Servidores Públicos do Estado da Bahia. Além disso, 10 docentes foram escolhidos/as para participar do 66º CONAD, em Campina Grande (PB).

 

Paralisação do Fórum Ampliado dos Servidores Públicos Estaduais

 

A assembleia da Adusb aprovou a participação e construção de uma paralisação unificada em articulação com o Fórum Ampliado do Funcionalismo Público do estado da Bahia. Ficou acordado também que, se acontecer ato público, a categoria participará. O Fórum Ampliado busca a ampliação do reajuste linear de 4% para 9% e que o governo do estado abra uma mesa de negociação para tratar da reposição das perdas salariais acumuladas desde 2015, durante o governo Rui Costa (PT). Esta é uma pauta entre os vários sindicatos que formam o Fórum Ampliado a qual, contudo, preserva as reivindicações específicas de cada sindicato. A próxima reunião do Fórum Ampliado ocorrerá na manhã do dia 14 de junho. Nesta reunião, os sindicatos trarão o retorno de suas assembleias sobre a proposta de paralisação e será debatida sua data e organização.

A presidenta da Adusb, Iracema Lima, ressaltou que a aproximação com outras categorias é uma necessidade levantada há muito tempo em assembleia e, por isso, a Adusb e o Fórum das ADs têm atuado fortemente, em conjunto com outras representações sindicais, para articular este espaço de unidade que se materializou no Fórum Ampliado do Funcionalismo Público do estado da Bahia .

 

Participação no 66º Conad

 

O 66º Conad acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Campina Grande, na Paraíba. Da delegação da Adusb, irão 10 docentes, sendo 1 delegada e 9 observadoras/es. Conheça as/os docentes que estarão no evento:

  1. Silvana do Nascimento - Jequié (delegada)

 

Observadoras/es:

 

  1. Sérgio Barroso (V. da Conquista) – Delegado Suplente.
  2. Sandra Ramos (V. da Conquista)
  3. Lígia Cunha (V. da Conquista)
  4. Jânio Diniz (V. da Conquista)
  5. Haroldo Mendes (Jequié)
  6. Daniel Mello (Jequié)
  7. José Lúcio (Itapetinga)
  8. Edilson Batista (Itapetinga)
  9. Andréa Gomes (Itapetinga)

 

Atividades do Fórum das ADs nos dias 1 e 2 de julho

 

Está em articulação no Fórum das Associações Docentes do Estado da Bahia – Fórum das ADs, a realização de uma reunião ampliado no dia 1 de julho, data que precede o Cortejo de 2 julho, no qual a categoria historicamente docente participa. A assembleia aprovou a participação da Adusb nas duas atividades.

Quanto ao Cortejo de 2 julho, a plenária relembrou que essa é uma importante insurreição da classe trabalhadora do estado da Bahia, que reunida impõe suas reivindicações nas ruas de Salvador.

No dia 14 de junho, pela tarde, haverá reunião do Fórum das ADs, para debater a logística e a organização da reunião ampliada do Fórum das ADs bem como a participação no 2 de julho.

 

Utilização do Fundo de Mobilização

 

A assembleia aprovou a utilização do Fundo Permanente de Mobilização para a participação nas atividades mencionadas anteriormente: 1) paralisação do Fórum Ampliado dos Servidores; 2) participação no 66º Conad; 3) atividades dos dias 1 e 2 de julho.

 

Atualização sobre adicional de insalubridade

 

No dia 24 de maio, a diretoria da Adusb participou de uma reunião com a reitoria da Uesb, em relação aos adicionais de insalubridade cortados em 2015. Como não foram restabelecidos pela via administrativa, a Assessoria Jurídica ingressará com Mandado de Segurança Coletivo. Saiba mais na matéria.

 

Recomposição dos Grupos de Trabalho e da representação no Prae

 

A assembleia iniciou a recomposição das representações docentes nos Grupos de Trabalho do Andes-SN. Para participar dos GTs é necessário comparecer à assembleia. Assim, nas próximas duas assembleias, outras/os docentes sindicalizados/as poderão se indicar para participar dos GTs. Conheça a atual formação dos GTs:

 

  • GTCA (Comunicação e Artes)

Alda Fátima de Souza

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

 

  • GTCT (Ciência e Tecnologia)

Andréa Gomes da Silva

Daniel de Melo Silva

Daniela Marques Alexandrino

Lídia Nunes Cunha

Sandra Cristina Ramos

Silvana do Nascimento Silva

Paulo Araquém Ramos Cairo

 

  • GTPAUA (Políticas Agrárias, Urbanas e Ambientais)

Jânio Roberto Diniz dos Santos

 

  • GTPCEGDS (Políticas de Classe para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual)

Alda Fátima de Souza

 

  • GTPE (Política Educacional)

Edilson Ferreira Batista

Elson de Souza Lemos

Iracema Oliveira Lima

Jânio Roberto Diniz dos Santos

Lídia Nunes Cunha

Márcia de Oliveira Menezes

 

  • GTPFS (Política de Formação Sindical)

Andréa Gomes da Silva

Edilson Ferreira Batista

Elson de Souza Lemos

Jânio Roberto Diniz dos Santos

Sandra Cristina Ramos

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

 

  • GTSSA (Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria)

Haroldo José Mendes

Iracema Oliveira Lima

 

  • GTVERBAS

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

Iracema Oliveira Lima

Daniel de Melo Silva

 

Também houve atualização na representação docente no conselho do Programa de Assistência Estudantil (Prae). Em Jequié,as/os representantes são Alda Souza (titular) e Maria Helena Chaves Silva (suplente); em Itapetinga, Jânio Benevides (titular) e Elson Lemos (suplente); e em Vitória da Conquista, Suzane Tosta (titular) e Alesselma Pereira (suplente).