Governo provoca Movimento Docente

Ao longo deste ano o Fórum das AD’s (Adusb, Adusc, Adufs e Aduneb) tem pressionado para que o governo receba o Movimento Docente (MD) para discutir o projeto de autonomia das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e abrir as negociações da Campanha Salarial 2012. Entretanto, o que se vê é o total descaso do governo que tem ignorado e subestimado a categoria ao não agendar as reuniões.

A pauta de reivindicação foi protocolada no dia 14 de junho e até o momento nenhum avanço. Dirigentes das quatro Associação de Docentes das Ueba estiveram reunidos no dia 2 de agosto com o Coordenador da Codes, Nildo Pitombo, que garantiu o agendamento de uma reunião com a Secretaria de Administração (Saeb) e Secretaria de Planejamento (Seplan) para a semana seguinte e absolutamente nada foi feito pelo Coordenador, mesmo após cobrança do Fórum das AD’s no dia 31 de agosto.

Além de ignorar o MD, processos de progressão de carreira e mudança de regime de trabalho estão completamente parados no governo.  A despeito de o coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior, Nildo Pitombo, informar que os processos estão tramitando normalmente no governo, o ofício da reitoria para a Adusb demonstrou que há processos “parados” no governo desde maio. Portanto, o Sr. Nildo Pitombo ou desconhece os trâmites dos processos ou está omitindo informações ao MD.

Como um “déjà vu” o cenário político que levou os docentes das Ueba a entrarem em greve em 2011 volta a se repetir. A importância da educação no governo estadual demonstrado durante os últimos tempos, principalmente durante a emblemática greve dos professores da rede estadual, fica cada vez mais clara, assim como a indignação do MD que não se calará perante a intransigência do governo.