Assembleia aprova calendário de mobilização

Reunidos no dia 09 de outubro em Itapetinga, os docentes da Uesb realizaram assembleia ordinária para apresentação das contas de 2011 e na sequência, uma assembleia extraordinária para a discussão de conjuntura, calendário de mobilização, atualização da pauta interna, CSP-Conlutas, proposta de educação à distância encaminhada pela reitoria e eleições da Adusb.

As contas apresentadas pelo tesoureiro da Adusb-SSind, Sérgio Barroso, referentes ao ano de 2011 foram aprovadas com unanimidade pelos presentes e estão disponíveis aos filiados nas secretarias da Adusb. As contas parciais de 2012 também foram mostradas e serão votadas após o término do ano.

A assembleia extraordinária teve como início os informes jurídicos feitos pelo advogado da Adusb, Érick Meneses, que avisou aos presentes que a ação para pagamento do retroativo de progressão e promoção já está em fase final de julgamento. A liminar da ação para anulação do concurso público referente ao edital 86/2012 foi negada. No entanto, a Adusb já entrou com o recurso em Salvador e a juíza apreciará em breve o mérito da ação.

Fórum das AD’s e Calendário de Mobilização

Dando continuidade aos trabalhos, o presidente da Adusb, Alexandre Galvão, repassou informes da reunião do Fórum das AD’s realizada no dia 14 de setembro, na qual foi feita análise de conjuntura, aprovação da campanha de mídia e criada a proposta de calendário de mobilização para as universidades estaduais da Bahia (Ueba). Sobre a campanha de mídia, o presidente relembrou aos docentes o alto valor gasto na campanha realizada no ano anterior e a dificuldade que o sindicato terá para realizá-la com a renda destinada ao pagamento de despesas usuais. Dessa forma, a diretoria da Adusb fez a proposta de utilizar durante dois meses os valores destinados ao Fundo de Mobilização Permanente para pagamento da campanha de mídia (cartazes, outdoors, praguinhas, atos públicos e viagens para mobilizações). Após todas as dúvidas esclarecidas, a plenária aprovou a solicitação.

Como forma de pressionar o governo para que receba o movimento docente e abra negociação, o calendário de mobilização proposto pelo Fórum das AD’s consta duas paralisações. A primeira a ser realizada no dia 24 de outubro com atos públicos locais e a segunda no dia 22 de novembro com um grande ato público na Governadoria. O XI Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia também faz parte do calendário de mobilização e será sediado pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), em Salvador nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro. Como o referido encontro não necessitava ser apreciado pela plenária, as paralisações foram votadas e aprovadas.

Pauta Interna

A pauta interna que havia sido modificada pela última vez no dia 23 de setembro de 2010, foi revista pelos docentes. Confira aqui o documento atualizado.

CSP-Conlutas

O presidente da Adusb-SSind fez uma análise de conjuntura da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas) e levou a discussão sobre contribuir com a entidade na Bahia de forma direta. A plenária entendeu que se faz necessária a contribuição – 1% sobre diferença entre valor arrecadado e despesas fixas – entretanto, a presença da Adusb na CSP-Conlutas Bahia deverá ser reavaliada trimestralmente.

Educação a Distância (EAD)

Durante o mês de outubro, a reitoria enviou à comunidade acadêmica a proposta de criação de uma “Superintendência de Educação Virtual” na Uesb, a ser votada na próxima reunião do Conselho Superior (Consu). Os docentes debateram a respeito do documento e concluíram que a comunidade acadêmica ainda deve discutir melhor a proposta antes de ser votada. A plenária tomou como encaminhamento solicitar à reitoria a realização de um seminário sobre o tema e a retirada temporária deste ponto de pauta desta reunião. O sindicato também solicitará aos departamentos que peçam a retirada do ponto.

Eleições da Adusb

A diretoria da Adusb-SSind apresentou aos presentes uma proposta de regimento eleitoral a ser votado pela categoria. Depois de discutido, o regimento foi aprovado e deu-se início às indicações para a formação da comissão eleitoral para o pleito da gestão 2012-2014 da Adusb-SSind. O grupo foi formado pelos seguintes docentes: Alessandro de Paula, Marlos André Marques Simões Oliveira, Humberto José Fonseca (suplente), do campus de Vitória da Conquista; Fábio Silva de Carvalho, Fábio Mansano, Jorge Costa do Nascimento (suplente); Sérgio Fernandes, Cristiane Patrícia de Oliveira, Dimas Oliveira (suplente) de Itapetinga. Veja o edital completo.