Docentes atualizam a pauta interna

Por terem novas necessidades a reivindicar e direitos já conquistados com muita luta, os docentes da Uesb durante a assembleia realizada no Dia Estadual de Luta (dia 9 de outubro) em Itapetinga, atualizaram a pauta interna e deliberaram encaminhamentos.

O que foi conquistado

Após pressionar a reitoria e diversas mobilizações em prol da pauta interna, a categoria docente conquistou os precatórios, a ampliação da licença maternidade e o respeito à autonomia departamental referente à definição do regime de trabalho para abertura de concursos para docentes. Mas a luta contra a precarização do trabalho e por uma educação pública de qualidade continua.

O que há de novo

No eixo das questões trabalhistas foram adicionados três novos pontos: a criação de creche em Itapetinga para atender a docentes; Respeito à autonomia departamental na definição da carga horária dos professores, definição de distribuição de disciplinas e definição de concursos públicos, conforme estabelecido no estatuto do magistério; Correção do valor do auxílio alimentação, e manutenção de seu pagamento para docentes que se encontram afastados para pós-graduação. Nas questões institucionais a falta de planejamento orçamentário foi lembrada pelos docentes com o novo item: Questões orçamentárias não podem interferir no pagamento dos direitos docentes. A criação do Restaurante Universitário nos campi de Itapetinga e Jequié foi reivindicada no eixo condições de trabalho.

Pauta interna atualizada.

 Discussões e encaminhamentos

A diretoria da Adusb enviou nesta quarta (17) um ofício ao reitor da Uesb solicitando marcação urgente de reunião para discutir a pauta interna. O documento também deixou clara a insatisfação da categoria, que não se calará perante a morosidade da reitoria em atender às reivindicações. Confira o documento.

 Sobre alguns pontos da pauta interna a categoria fez as seguintes discussões e encaminhamentos:

- Adicional de Insalubridade: A Adusb solicitará à reitoria a cópia do laudo do perito e questionará se há algum fator que impeça o pagamento do adicional.

 - Adicional Noturno: Para que o pagamento seja feito, é preciso que os colegiados a cada semestre enviem aos departamentos as listas dos docentes que tem direito ao adicional para que estes possam repassá-las à reitoria.

 - Desconto indevido do Funprev: Não há informações sobre cobrança indevida. Os docentes devem conferir seus contracheques para fazer a verificação.

 - Pagamento aos docentes que exercem funções de coordenação nos novos cursos: A reitoria informou que não pode pagar, pois apenas o governo aumenta o número deste quadro. A solicitação já foi feita, mas até agora o governo não concedeu a ampliação do quadro.

 - Pagamento de ajuda de custo a professores em Licença Sabática: O Consepe determinou o pagamento a um professor em 2012.