Governo marca reunião com Fórum das AD’s

Após quatro meses de pressão e uma paralisação estadual, finalmente o governo se sentará com o movimento docente, nesta terça (30), para discussão da pauta da campanha salarial 2012.

O secretário da educação, Osvaldo Barreto, se reunirá com os representantes das quatro universidades estaduais na Secretaria de Administração, Gabinete do Secretário Manoel Vitório às 14h30min. Veja o documento com o local anteriormente acertado.

As reivindicações

Os docentes reivindicam reajuste salarial de 28%, o que levaria a uma equiparação com a remuneração dos docentes das estaduais do Ceará, atualmente com o melhor salário do Nordeste.

Além disso, consta na pauta de reivindicações a revogação da Lei 7176/97, que fere a autonomia universitária, e a subvinculação de no mínimo 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um importante parâmetro para a sustentabilidade financeira das UEBA. O percentual deve ser revisado a cada dois anos, com orçamento superior aos executados nos anos anteriores.

O cálculo do reajuste

A campanha salarial 2012 considerou o estudo desenvolvido pelo Departamento de Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), que fez um levantamento das perdas salariais dos docentes nos últimos 21 anos, revelando que a remuneração dos professores das universidades estaduais da Bahia atualmente representa apenas 47,20% do poder aquisitivo que a categoria possuía em 1990.

A luta por 28% de reajuste, para equiparar os vencimentos dos docentes baianos com os salários pagos aos docentes das estaduais do Ceará, representa um pequeno avanço no sentido de recompor parte desta perda.