Encontro dos docentes aprova plano de lutas

Foto: Fórum das AD's

O XI Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), realizado nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro, aprovou diversas de propostas para o plano de lutas do movimento docente (MD) para os próximos dois anos. O documento aprovado foi fruto das discussões promovidas nos Grupos de Trabalho (GTs) e Plenárias sobre conjuntura, financiamento, gestão democrática, carreira e saúde do trabalhador docente.

Na mesa de abertura do evento, o militante e membro da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, debateu sobre conjuntura nacional, crise mundial, assim como a forma como a Presidência da República vem tratando o servidor público e a classe operária.

Atnágoras Lopes ressaltou a importância da mobilização conjunta, como forma de unificar e fortalecer a luta dos trabalhadores. “Nossa tarefa é buscar entender e reafirmar uma alternativa de movimento pela alteração desse país e derrubar o sistema capitalista. Temos a obrigação de buscar estimular cada vez mais a organização da classe trabalhadora”, argumentou.

Assista o vídeo com alguns momentos da plenária de conjuntura.

O evento também contou com a presença de representantes do Andes-Sn, Diretórios Centrais de Estudantes e Sindicatos de técnicos – administrativos de universidades estaduais baianas que participaram de toda programação como convidados.

Durante a plenária final do XI Encontro dos Docentes das Ueba, o(a)s professore(a)s aprovaram o Plano de Lutas 2012-2014 e uma moção de repúdio contra a mudança de  regime de trabalho e a complementação da carga horária do(a)s docentes da Uesc. Os presentes também analisaram a campanha de mobilização referente à pauta de reivindicações 2012.

Foto: Fórum das ADs

O(a)s docentes lembraram que apesar dos avanços conquistados através das mobilizações – como o agendamento de duas reuniões técnicas pra discutir o reajuste salarial – e de o governo estar cumprindo com o acordo da ultima greve quanto a incorporação da CET, a categoria precisa estar atenta e mobilizada, pois os cortes de orçamento tem interferido diretamente nas condições de trabalho docente.

Fonte: Fórum das AD's com edição