Indicativo de greve é apreciado

Nesta quinta (06), o(a)s docentes da Uesb realizaram assembleia geral em Itapetinga, para a tomarem decisões a respeito das eleições do biênio 2012-2014 da Adusb-SSind, avaliarem a reunião com o governo do dia 3 de dezembro e  apreciarem indicativo de greve.

A reunião foi iniciada com os informes sobre a participação da Adusb no XI Encontro dos Docentes das universidades estaduais da Bahia. A realização do Seminário Ciência, Tecnologia e Educação no dias 11 e 12 em Itapetinga e Vitória da Conquista foi anunciado. Além da confraternização de final de ano em Itapetinga, no dia 11 de dezembro.

Avaliação da reunião com o governo

Diretoria passou os informes sobre a reunião realizada no dia 3 de dezembro. Nela, o movimento docente deixou claro que a pauta salarial 2012 se refere ao reajuste salarial de 28% e não à negociação da CET, pois esta já foi conquistada, restando apenas o acerto quanto ao calendário de incorporação. Durante o encontro, o governo não garantiu apresentar este calendário na mesa de negociação do dia 8 de janeiro. Os representantes das SEC, SAEB e SERIN demonstraram ainda o interesse em conhecer os cálculos que fizeram com que o movimento docente chegasse à reivindicação dos 28%. Na próxima reunião técnica, prevista para o dia 18 de dezembro, o Fórum das Ads apresentará seus estudos, assim como o governo.

Apreciação de indicativo de greve

Diretoria relatou sobre a dificuldade de mobilização com as férias docentes em meses diferentes nas universidades estaduais, se mostrando um momento delicado para o indicativo de greve, já que a perspectiva do movimento sempre foi a forte mobilização pós-indicativo. Neste cenário, o Fórum das Ads acredita que em abril o indicativo de greve deve voltar a ser pautado pelas assembleias, já com os resultados das reuniões e calendário favorável para mobilização. Assembleia acatou a indicação de adiamento indicativo e sinalizou que este deve voltar a ser discutido no início do novo semestre letivo.

Os presentes apresentaram a necessidade da mobilização da categoria, avaliação das reuniões com o governo e análise de conjuntura em fevereiro. O convite para a participação no protesto durante a lavagem do Senhor do Bonfim, em janeiro, também foi feito. A necessidade de articulação com as demais categorias da universidade sob a bandeira da pauta orçamentária e autonomia universitária foi levantada, assim como formas de mobilização com as demais categorias. A construção de um texto base com análise de conjuntura e assuntos referentes a mobilização da categoria foi aprovada. A proposta será apresentada pela diretoria, depois aberto para participação da base.

Parecer da Comissão Eleitoral sobre recurso referente às eleições 2012-2014

A assembleia foi informada que durante a reunião da comissão eleitoral realizada na manhã desta quinta (06), após refletir sobre o andamento do processo eleitoral e o desconforto em continuar a compor o grupo, três membros da comissão decidiram renunciar ao cargo. Veja o documento. Durante a assembleia o professor Dimas Oliveira Santos também decidiu se retirar da comissão. O(a)s docentes fizeram um retrospecto do processo eleitoral desde o lançamento do edital, a não homologação da chapa inscrita até as decisões tomadas durante a assembleia realizada no dia 3 de dezembro, assim como os desdobramentos do processo após a renuncia de parte da comissão eleitoral. A chapa inscrita informou aos presentes que o integrante considerado como não apto a concorrer ao pleito decidiu renunciar à inscrição. Aprovada por regime de votação, a carta de renuncia foi lida pela mesa.

Recurso apresentado pela chapa inscrita.

Carta de renuncia.

A assessoria jurídica da Adusb se fez presente na assembleia e prestou esclarecimentos sobre as dúvidas surgidas durante o debate. Diversas críticas e avaliações sobre o regimento eleitoral, bem como ao próprio processo eleitoral foram feitas pela comissão e pela plenária. O(a)s docentes aprovaram a substituição do candidato considerado inapto a concorrer ao pleito, por um novo indicado pela chapa.

Devido às renuncias de parte da comissão eleitoral, novos nomes foram indicados para dar continuidade ao processo: Rômulo Andrade Rocha e José Carlos da Silveira Duarte (suplente) pelo campus de Vitória da Conquista; Nemésio Matos de Oliveira e Juraci Reis Filho pelo campus de Jequié; Edilson Ferreira Batista pelo campus de Itapetinga. Os demais membros da comissão eleitoral permanecem os mesmos de quando o regimento eleitoral foi aprovado em Itapetinga, no dia 9 de outubro.

Novo calendário eleitoral

Um novo calendário elitoral também foi estabelecido:

Prazo para homologação (CE) – até 23:59 do dia 11/12

Prazo para divulgação da homologação (CE) – até 23:59 do dia 11/12

Prazo para recurso à decisão da CE- até 23:59 do dia 12/12

Prazo de campanha da chapa – 00:00 do dia 13 a 23:59 do dia 16 de dezembro

Eleições – 17 e 18 de dezembro

Prazo para divulgação do resultado das eleições – até 23:59 do dia 19 de dezembro

Prazo para recurso -23:59 do dia 20 de dezembro

Posse – 21 de dezembro