Mais de cinco mil vão às ruas no Centro do Rio em defesa do ensino público

 

Delegação da Bahia marca presença na manifestação

Os mais de 500 participantes do 32º Congresso do ANDES-SN se uniram, nesta terça-feira (5), aos mais de 4 mil professores da rede básica e fundamental e aos estudantes para denunciar a mercantilização da educação pública. A Marcha em Defesa do Ensino Público reuniu cerca de cinco mil participantes, que, entoando diversas palavras de ordem como “Da copa eu abro mão, eu quero é mais dinheiro para Educação!”, realizaram o tradicional trajeto pela Avenida Rio Branco, partindo da Candelária rumo à Cinelândia.

Veja o vídeo produzido pela Adusb sobre a manifestação.

A manifestação foi organizada pelo Fórum em Defesa da Educação Pública (FEDEP), em parceira com o ANDES-SN, e foi aprovada na agenda de atividades do 32º Congresso do Sindicato Nacional durante a plenária de instalação.

Delegados da Adusb do 32º Congresso do Andes

O ato marcou a retomada, em 2013, das manifestações de rua em defesa da educação pública de qualidade, por melhores condições de trabalho e contra a privatização do espaço público. “É muito significativo para o ANDES-SN participar desse momento sinaliza a unidade dos trabalhadores da educação. Os docentes organizados no sindicato vieram unir forças, numa demonstração de que nossa mobilização e disposição para a luta continua, assim como os motivos que nos levaram a protagonizar uma das maiores greves da história do nosso sindicato no ano passado”, destacou Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

 

Marinalva ressaltou ainda que o ato no Rio de Janeiro integra a jornada de lutas dos servidores públicos e é uma preparação para a Grande Marcha que será realizada em Brasília, no dia 24 de abril. “Estamos organizando através do Fórum dos Servidores Federais e das entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, uma grande manifestação contra a retirada de direitos dos trabalhadores, em defesa do espaço público, dos povos originários, da reforma agrária entre outros”, comentou.

Docentes ocupam as ruas do Rio de Janeiro

A coordenadora geral do Sepe-RJ, Gesa Correa, considerou muito importante a unidade construída no ato em torno de um eixo comum que é a denúncia do processo de mercantilização da educação pública, tanto no ensino básico e fundamental quanto no superior, em instituições das três esferas públicas: municipal, estadual e federal.

 Gesa contou que os trabalhadores da educação do Rio de Janeiro conseguiram unificar a pauta de reivindicações em torno de pontos comuns e que o documento foi protocolado nesta terça, dando início à campanha 2013 da categoria. “Foi muito importante realizarmos esse ato hoje”, disse a representante do Sepe-RJ, lembrando que o dia foi marcado por manifestações em diversas cidades fluminenses.

Fonte: ANDES com edição