UESB: Audiência Pública discute problemas no curso de Medicina em Conquista e Jequié

A situação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na noite desta quinta-feira (4). O foco do debate é a transferência de alunos do quarto semestre do campus de Jequié para Vitória da Conquista, medida que o colegiado conquistense alega que a sua atual estrutura não comporta podendo causar um possível decline, tendo em vista que a Medicina do campus de Vitória da Conquista tem uma das melhores notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

 

De acordo com o reitor Paulo Roberto Pinto, “foi feita uma consulta ao curso de Vitória da Conquista, se existia uma possibilidade desses alunos viessem para Vitória da Conquista se fosse necessário fazer um período do seu curso em Vitória da Conquista. Apenas uma consulta. Ontem foi que tivemos uma resposta da consulta que o colegiado se manifestou que não tem condição de ter essa ajuda para o curso de Jequié. Então a partir dessa informação estaremos com outros caminhos para solução que com certeza será alcançada logo em breve”. Essa mudança ventilada seria por conta da falta de docentes do quarto ano na Cidade Sol, que até o momento ainda não foi possível compor o quadro docente, motivo esse que ainda não existe uma data para inicio das aulas.

Com faixas e cartazes, os discentes protestam contra a superlotação e ironizam a “ausência dos pais para criarem” o curso em Jequié. “Medicina de Jequié tem pais, mas não tem quem criem. Jaques Wagner, Jorge Solla, Euclides Fernandes, Leur Lomanto Jr, cadê vocês???”.

Participaram da audiência os vereadores de Vitória da Conquista: Fernando Jacaré (PT), Nelson de Vivi (PCdoB), Hermínio Oliveira (PDT), Lúcia Rocha (DEM), Arlindo Rebouças (PMN), Sidney Oliveira (PRB), Ademir Abreu (PT), Coriolando Moraes Neto (PT), Joaquim Libarino (PCdoB), Andreson Ribeiro (PCdoB); o reitor da UESB. Paulo Roberto Pinto; os vereadores de Jequié: Francisco Gonçalves Souza Neto (PDT), Daubti Rocha Guimarães (PRP) e Josué dos Santos Menezes (PTC), além de médicos, professores e representantes de entidades da medicina.

Fonte: Blog do Anderson