Encontro da Regional NE3 discutiu plano de lutas

Com o tema “A crise do capital e os trabalhadores: o financiamento da educação e a carreira docente”, o(a)s professore(a)s realizaram nos dias 19 e 20 de abril, em Vitória da Conquista, o 45º Encontro da Regional NE III do Andes. O evento contou com a participação de docentes da UESB, UESC, UEFS, UNEB, UFBA, UFRB, UFS, diretore(a)s do Andes e cumpriu com o importante papel de discutir o plano de lutas dos setores das IFES, IMES e IES, aprovado no 32º Congresso do Andes.

Estiveram presentes na mesa de abertura, o 1º vice-presidente da regional NE III, José Valter da Silva, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, o coordenador da AFUS, Fábio da Silva, o representante do DCE Vitória da Conquista, Cleiton Galvão e o coordenador do LUTE, Enoque Matos.

Mesa “A crise do capital e os trabalhadores” – 19 de abril

O professor, Milton Pinheiro (Uneb), iniciou os trabalhos com as diversas definições de crise do capitalismo, com destaque especial ao conceito mais difundido de queda na taxa de lucro. O avanço no fundo público pelos governos para amenizar os efeitos da crise também foi amplamente discutido. O professor acredita que “esse avanço da burguesia sobre o fundo público nos impede de ter um serviço público em situaçãode funcionamento”. Neste sentido, o agravamento das condições precárias da educação, saúde e segurança pública são reflexos do desenvolvimento do capitalismo contemporâneo na sua fase de neoliberal.

A visão neoclássica de que a crise do capitalismo seria motivada por fatores exógenos e a contraposição desta pelo campo marxista, que defende a crise como inerente ao sistema capitalista, foram assuntos discutidos pelo presidente da Adusb e debatedor da mesa, Marcos Tavares. A ideia de que “o capitalismo se move em meio e por meio de crises” diferidas apenas em graus de acentuação, foi defendida pelo professor. O debate sobre crises passadas em diversos países do mundo, inclusive a vivenciada atualmente principalmente pela Europa e EUA suas consequências para o(a)s a organização do(a)s trabalhadore(a)s foram feitas pelo docente. Para Marcos Tavares, “vivemos um momento de transição e que nas próximas duas décadas transformações importantes vão acontecer, estando sua direção determinada pela correlação de forças entre os Estados nacionaise pela relação capital versus trabalho”.

Reunião dos setores das IES, IMES e IFES – 20 de abril

Devido ao mau tempo, as atividades do 45º Encontro da Regional NE III ficaram prejudicadas, pois alguns palestrantes e delegaçõestiveram os seus voos impedidos de pousar no aeroporto em Vitória da Conquista. Assim, os organizadores mudaram o formato das discussões que foram realizadas no sábado.

As atividades do dia foram iniciadas com a formação da mesa para discutir o Plano de Lutas das IFES, IEES, IMES e IPES. A coordenação dos trabalhos ficou sob responsabilidade do 2º vice-presidente da regional NE III, Marcos Pedroso. Também compuseram a mesa, Marcos Tavares (Adusb),Carlos Vitório de Oliveira (Adusc), Sandra Marinho (Apub), Eduardo Oliveira (Apur), Maria Aparecida Ribeiro (Adufs-SE). O(A)s docentes prestaram informes sobre a reunião ocorrida nos dias 05 e 06 de abril em Brasília e iniciaram a discussão do plano de lutas aprovado no 32º Congresso do Andes.

Setor das IPES

O(A)s professores fizeram uma forte crítica à falta de autonomia sindical nas instituições particulares e a dificuldade de articulação do setor. A necessidade da materialização de um seminário conjunto entre os setores foi ressaltada pelos presentes. 

Setor das IEES/IMES

O debate sobre financiamento das IEES e IMES foi novamente pauta de discussão do setor. Além da luta pela autonomia financeira através de um percentual da receita do Estado/Município, o(a)s docentes também discutiram sobre o projeto da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que reivindica junto ao governo federal o valor de dois mil reais por aluno(a) para suplementação de verbas das IEES e IMES. O(A)s professore(a)s ponderaram que tal projeto pode influenciar negativamente a luta do setor, no sentido de exonerar os Estados e Municípios da responsabilidade com as universidades. Entretanto, os docentes destacaram que é necessário aprofundar o debate acerca do financiamento.

Plenária final

Ao término das atividades, o(a)s docentes reunidos no 45º Encontro da Regional Nordeste III do Andes aprovam uma moção de apoio à luta do(a)s professore(a)s das universidades estaduais baianas. Veja aqui.