Unimed-Sudoeste é pauta de assembleia

Durante a assembleia geral da categoria, realizada no dia 18 de abril, foram prestados informes sobre a discussão da Unimed feita pelos docentes de Jequié (9 de abril) e da reunião realizada pela Adusb com a diretoria da Unimed Sudoeste no dia 16 de abril.

Diante dos boatos de que a Unimed-Sudoeste estaria em estado de falência, a diretoria da Adusb questionou o presidente do plano, Mauro Andrade, sobre a veracidade da informação. Na ocasião, o presidente informou que sua prestação de contas, publicada anualmente, demonstra a boa situação financeira da cooperativa. Segundo o presidente, “a Unimed-Sudoeste tem em média 43 mil usuários, enquanto a Unimed-Salvador tinha apenas 32 mil”.

De acordo com as orientações do plano de saúde, é importante que o(a)s usuário(a)s formalizem as reclamações, de qualquer natureza, por escrito na Unimed Sudoeste e nas secretarias da Adusb ou através do telefone (77) 2101-9393, ramais 9406 e 9407, para que as dificuldades sejam solucionadas.

Quanto à reclamação do(a)s docentes de que não existem médico(a)s para atendimento, a Unimed Sudoeste solicitou que sempre que o (a) usuário(a) não conseguir marcar consulta, deve-se registrar a solicitação, pois de acordo com as normas da ANS, o plano tem um prazo determinado (veja aqui) para prestar o atendimento. Caso o plano não cumpra o prazo estipulado, o(a) usuário(a) pode fazer uma denúncia à ANS e a Unimed-Sudoeste poderá pagar uma multa de até 80 mil reais.

Mauro Andrade informou ainda que a Unimed Sudoeste está no processo de criação de um centro de atendimento próprio nas cidades de Jequié, Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista para a melhoria da prestação de serviços nas especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia e clínica geral. A expectativa é que dentro de 90 dias o atendimento dos centros seja iniciado.

Devido ao longo tempo de duração da assembleia, o ponto de pauta foi suspenso e voltará a ser discutido numa outra reunião setorial em Jequié ou na próxima assembleia geral da Adusb.

Veja o comunicado da Unimed-Sudoeste sobre os serviços prestados.