Fórum das ADs cobra agilidade do PL do acordo

Diante da assinatura do termo de acordo referente ao calendário de incorporação da CET (24,97% ao salário base, no ano de 2013, com parcelas em maio, novembro e dezembro) e reajuste salarial de 7% para 2014 sem prejuízo do reajuste linear dos servidores públicos, bem como a decisão das assembleias docentes em transformá-lo em projeto de lei, o Fórum das ADs se reuniu na manhã de segunda (17), na sede da Adusc em Ilhéus, para cobrar agilidade na tramitação do PL e discutir autonomia, carreira e orçamento.

De acordo com o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, a minuta do projeto de lei foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado e deve ser encaminhada no máximo até quinta (20) para a Assembleia Legislativa, onde deverá ser votada em regime de urgência. Caso o PL não chegue à ALBA até o final desta semana, o Fórum das ADs voltará a pressionar a Codes para que a tramitação seja feita o quanto antes.

Em preparação para a continuidade da luta, o(a)s representantes sindicais debaterão durante a próxima reunião do Fórum das ADs nos dias 26 e 27 de julho, na sede da Adusb em Vitória da Conquista, o histórico das discussões do movimento nos últimos quatro Encontros dos Docentes das Ueba sobre carreira.

Além deste encaminhamento, o(a)s professore(a)s deliberaram pelo acompanhamento e estudo da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de 2014 para que o debate sobre orçamento seja alimentado. O(A)s docentes também discutiram estratégias para a reunião com o governo a ser realizada em julho (veja o termo de compromisso) para discussão da autonomia, orçamento e carreira.

Durante a reunião, o Fórum das ADs também decidiu os detalhes da participação do movimento docente no cortejo do 2 de julho, que este ano voltará seus protestos pela subvinculação de no mínimo 7% da RLI para as universidades e revogação da lei 7176/97. O(A)s filiado(a)s da Adusb que desejarem participar do protesto deverão entrar em contato com a secretaria de seu campus até o dia 26 de junho.