Fórum se prepara para reunião com a Codes

Nos dias 26 e 27 de julho, o Fórum das ADs esteve reunido na sede da Adusb para analisar a situação do quadro de vagas, orçamento das Ueba e seus efeitos para a comunidade acadêmica. O aprofundamento do debate sobre carreira também foi realizado através de um seminário interno, com participação do GT carreira da Adusb. Os temas serão discutidos pelo movimento docente com o Coordenador da Codes, Nildon Pitombo, nesta segunda (29).

Orçamento e Quadro de vagas

As mobilizações do Fórum das ADs pela ampliação do quadro docente iniciadas nos primeiros meses de 2013 foram resgatadas pelo(a)s presentes. Naquele momento, o MD pressionou as reitorias a formularem uma proposta de ampliação até 2016. Entretanto, devido ao tensionamento do Fórum, o governo afastou o MD das negociações. Para as diretorias, o estrangulamento orçamentário e do quadro de vagas, que causa transtornos para todos os setores da comunidade acadêmica e impede a promoção na carreira, é grave em todas as universidades.

Diante deste contexto, a Adusb defendeu o endurecimento com o governo. "O movimento docente não vai tolerar o ataque aos direitos. Entra ano e sai ano e o problema com o quadro continua. Isso é inaceitável", afirmou o presidente da Adusb, Marcos Tavares. A necessidade de manter a discussão sobre a ampliação do quadro relacionada à questão orçamentária foi ressaltada pelo presidente.

Neste sentido, o Fórum das ADs pressionará o governo para a implementação da proposta de ampliação do quadro até 2016 produzida pelas universidades, com flexibilização das vagas em relação às classes. Uma campanha pelo aumento de, no mínimo, 7% da RLI será produzida pelo MD para denunciar a situação precária das Ueba. O agendamento de reunião com o Fórum de Reitores e Fórum das 12 (docentes, técnicos e estudantes) para a discussão do orçamento também será feita. 

Carreira

Em relação ao tema carreira, o(a)s docentes pressionarão o governo para a criação do GT carreira e marcação de uma reunião em setembro para discussão de sua metodologia.


Seminário carreira realizado no dia 26 de julho

Durante a sexta (26), o Fórum das ADs e o GT carreira da Adusb discutiram a trajetória de luta pela conquista do estatuto do magistério superior da Bahia iniciada em meados da década de 1980 até os dias de hoje, através de um seminário dirigido por Maslowa Freitas (Adufs) e Haroldo Benatti (Adufs).

Na atividade, o(a)s docentes ressaltaram a importância da vitória do MD baiano ao aprovar o estatuto de 1988. Tal fato tornou o MD baiano o pioneiro do Brasil a conquistar um plano de carreira em conformidade com os princípios do Andes sobre o tema.

As fortes lutas travadas com o governo desde a formulação da primeira proposta de plano de carreira em 1984, o acampamento “Marajá é a mãe” com duração de cem dias em 1987 até a aprovação do primeiro estatuto em 1988 foram relembradas pelo(a)s presentes. Os ataques do governo ao estatuto de 1988 a 2002, bem como a implantação do novo estatuto em setembro de 2002 também foram discutidos.

A trajetória de luta do Movimento Docente baiano apresentada neste seminário será transformada em um caderno para a ampla divulgação entre a categoria. A publicação deverá ser formulada pelo GT carreira das quatro universidades.

A próxima reunião ordinária do Fórum das ADs acontecerá no dia 22 de agosto para a aprovação da campanha de denúncia do estrangulamento orçamentário das Ueba e quadro docente.