Docentes de Itapetinga se mobilizam pelo pagamento do adicional de insalubridade

Na manhã desta quinta (17), 28 docentes de Itapetinga se reuniram para discutir sobre o adicional de insalubridade. O(A)s professore(a)s demonstraram forte descontentamento com a morosidade do andamento dos processos. Com intuito de cobrar esclarecimentos, o(a)s docentes convocaram uma reunião no final da tarde com o reitor. A Adusb foi convidada a participar das reuniões para defender os interesses da categoria.

O(A)s professore(a)s presentes denunciaram que apenas a área de saúde tem sido beneficiada com a concessão do adicional de insalubridade. Assim, docentes de Itapetinga que entraram com a solicitação desde 2003 permanecem sem ter seus direitos atendidos. Por outro lado, o(a)s professore(a)s presentes informaram que uma docente que já é beneficiada com o adicional, solicitou ampliação do percentual e foi atendida em 39 dias. A Adusb expôs aos docentes as ações legais e políticas realizadas pelo sindicato para o pagamento do adicional de insalubridade.

Como forma de pressionar a reitoria para que os direitos docentes não sejam negados, o(a)s professore(a)s de Itapetinga decidiram paralisar suas atividades na terça (22) para realizar uma nova reunião e pensar os próximos passos da mobilização. A Adusb acredita que o problema apresentado não se trata da concessão do adicional de insalubridade aos docentes da área de saúde ou da agilidade da tramitação do processo citado, mas a restrição desses benefícios a apenas uma parcela da categoria. O que se reivindica é que todos tramitem de forma ágil.

Indignado(a)s com a situação, o(a)s professore(a)s exigiram a marcação de uma reunião com o reitor, Paulo Roberto Pinto Santos, o quanto antes. A reunião foi agendada ainda na tarde da quinta (17), na qual o(a)s docentes solicitaram esclarecimentos da reitoria.

Na ocasião, o reitor informou que a Junta Médica havia determinado esta metodologia de trabalho porque teriam mais facilidade em dar o parecer final mais rápido para a área de saúde do que para outras. O(A)s professore(a)s pressionaram a reitoria para que os processos sejam analisados mais rapidamente. Ao final da discussão, ficou acertada a formação de uma comissão com representantes docentes dos três campi e reitor para uma reunião com a Junta Médica.