Fórum das 12 indica paralisações e ato público por mais verbas

O Fórum das 12 (docentes, estudantes e técnico(a)s) voltaram a se reunir nesta segunda (21), na Adusc, para avaliarem o Dia Estadual de Luta (9 de outubro) e preparar os próximos passos da campanha pelos 7% da RLI. Como forma de pressionar o governo, o Fórum indicou paralisações no dia 7 de novembro com atos locais e 11 de dezembro com mobilização na ALBA.

Na avaliação das entidades presentes, o Dia Estadual de Luta cumpriu a finalidade de denunciar a crise orçamentária vivida pelas universidades. Para o presidente da Adusb, Marcos Tavares, a mobilização conjunta se estabeleceu como um elemento de pressão para a liberação, ainda naquela semana, de um lote de promoções e alteração de regime de trabalho de docentes da Uesb. Além da marcação da reunião para o dia 29 de outubro entre Fórum das ADs, SEC, SAEB, SERIN e Fórum de Reitores para a discussão do documento protocolado no dia 30 de setembro

Entretanto, é preciso aprofundar o debate e levar a publico os diversos problemas causados pelo atraso do repasse de verbas da Sefaz e o parco orçamento. A sinalização do governo de redução das verbas de finalística de custeio e manutenção em quase 12 milhões para o orçamento 2014 também deve ser denunciada. Neste sentido, uma paralisação com atos públicos locais no dia 7 de novembro foi indicada. 

As entidades presentes também aprovaram indicação de paralisação para o dia 11 de dezembro com mobilização na ALBA. A atividade tem o intuito de pressionar o(a)s deputado(a)s para que encaminhem uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) que acrescente R$ 430 milhões no orçamento 2014. O montante representa o necessário para que o orçamento alcance os 7% da RLI.

O Fórum das 12 voltará a se reunir no dia 18 de novembro na sede da Adusb, campus Vitória da Conquista. 

Entidades presentes

Adusb, Adusc, Aduneb, Adufs, Sintest Uneb, Sintest Uefs, Anel Uesc, Afusc, DCE Uesc, DCE Uefs.