Docentes e Técnicos denunciam situação orçamentária das UEBA

 

Docentes e técnico(a)s-administrativo(a)s da Uesb paralisaram suas atividades, nesta quinta (7), para reivindicarem 7% da RLI para o orçamento das universidades. As categorias também denunciaram a redução de verbas para o orçamento 2014. Docentes do campus de Jequié participaram da atividade em Vitória da Conquista para cobrar agilidade na tramitação dos processos do adicional de insalubridade.

Durante o café da manhã, realizado em frente ao portão principal da Uesb do campus de Vitória da Conquista, o(a)s docentes mobilizado(a)s deram entrevistas a diversos meios de comunicação sobre a situação orçamentária das universidades. O baixo investimento nas UEBA tem levado à precarização das condições de exercício das atividades acadêmicas, laborais e de permanência estudantil. A situação de precariedade se expressa na infraestrutura inadequada, na carência de vagas nas residências universitárias, nos déficits de restaurantes universitários e de creches, na não regulamentação do Plano de Carreira dos Analistas e Técnicos Universitários, na morosidade no atendimento dos direitos docentes no que se refere à promoção e progressão na carreira, como também o não pagamento do adicional de insalubridade, dentre outros problemas.

Próximos passos

A próxima paralisação ocorrerá no dia 11 de dezembro nas quatro universidades, com ato público em Salvador. O ato será realizado na ALBA para pressionar o(a)s deputado(a)s a aprovarem uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA).  A proposta é acrescentar cerca de R$ 430 milhões ao orçamento 2014. O montante representa o necessário para que o orçamento das UEBA alcance os 7% da RLI. O Fórum das ADs também aguarda o agendamento de uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos para a discussão do orçamento e autonomia das universidades.