Governo emperra PL da desvinculação

 

Foto: ASCOM-Fórum das ADs

 

Na terça-feira (18), o Fórum das ADs se reuniu com o Fórum de Reitores e com a CODES para tratar da desvinculação entre promoções e quadro de vagas, do orçamento e da formação do GT Carreira tripartite. O Fórum das ADs iniciou a reunião solicitando esclarecimento ao representante da CODES, Sr. Nildon Pitombo, acerca da informação dada por ele que um reitor havia pedido vista ao PL da desvinculação das vagas às classes (veja aqui), o que teria gerado atraso no encaminhamento do mesmo.

Os Reitores se pronunciaram deixando claro que são favoráveis ao andamento do PL e que não houve, da parte das reitorias, pedido algum de vista ao PL, individual ou coletivo (clique aqui). Em face da negativa dos reitores sobre o pedido de vista, o representante da CODES tentou minimizar o ocorrido, afirmando se tratar de uma questão de entendimento. O coordenador do Fórum das ADs, Marcos Tavares, classificou como inaceitável os artifícios utilizados pelo governo para emperrar o andamento do PL da desvinculação das vagas às classes. Nildon Pitombo, informou que o PL já se encontra em suas mãos e aguarda autorização da SAEB para dar andamento ao mesmo. O Movimento Docente cobrou que o governo envie o PL referente à desvinculação das vagas às classes imediatamente para assembleia legislativa (ALBA).

O representante da CODES falou das dificuldades orçamentárias que envolvem as duas questões, concurso (ampliação do quadro) e desvinculação. O Fórum das ADs deixou claro que vai lutar para resolução das duas questões e que ambas devem ser resolvidas o mais rápido possível, mesmo porque o governo passou todo ano de 2013 afirmando que estava encaminhando as questões. Contudo o mês de março se aproxima e, um ano depois, nada foi resolvido.

Marcos Tavares, afirmou que “falta vontade política do governo para resolver essas questões”, continua ele: “Os estudos já foram feitos e o PL já está pronto, então por que não envia para assembleia legislativa?” Indaga o presidente da ADUSB. Durante a reunião o Movimento Docente (MD) cobrou que até a próxima reunião, no dia 13 de março, o governo apresente ações concretas para atender as reivindicações do MD. Esta reunião também contará com a participação do Fórum de Reitores.

Com relação ao orçamento, o Sr. Nildon Pitombo informou que o mesmo já foi aprovado na AL-BA e que só resta ao governo fazer suplementações no final do ano. O MD alertou que não está descartado o indicativo de greve, caso a falta de verbas agrave a crise orçamentária nas UEBA.